sábado, 22 de novembro de 2008

Zumbi dos Palmares é lembrado durante entrega da Comenda da Ordem do Mérito dos Palmares

Comenda Ordem do Mérito dos Palmares homenageou dez pessoas que atuam no desenvolvimento socioeconômico e cultural de Alagoas



Mônica Lima



O governador Teotonio Vilela entregou, nesta quarta-feira, a Comenda Ordem do Mérito dos Palmares para dez pessoas que atuam no desenvolvimento socioeconômico e cultural de Alagoas. Os nomes foram selecionados por uma comissão definida pelo Conselho Estadual de Cultura. O evento, realizado nos jardins do Palácio Marechal Floriano Peixoto, contou com a participação de diversas autoridades, secretários de Estado, entre outros.

O líder do maior quilombo dos Palmares, Zumbi, foi lembrado nos discursos dos homenageados, a exemplo do ministro do Tribunal de Contas da União e ex-governador de Alagoas, Guilherme Palmeira, contemplado com a comenda no grau de grã-cruz. Ele lembrou das suas origens negras, por conta da miscigenação que existiu no país unindo brancos e negros. ”É com emoção que recebo essa comenda e é a que mais me toca, pelas minhas origens com Zumbi. E é uma homenagem ao povo alagoano, a quem eu devo tudo”, destacou.
A infância nos engenhos em meio aos filhos dos empregados foi lembrada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, José Fernandes de Holanda Ferreira, homenageado como grande oficial. Segundo ele, em sua trajetória de vida duas palavras foram banidas do dicionário de sua família “preconceito e discriminação”. Por isso, afirmou que a comenda tinha um sabor diferente, incomum e muito significativo.
A luta de Zumbi dos Palmares em prol da liberdade e cidadania foi lembrada pelo governador Teotonio Vilela em seu discurso. De acordo com ele, o ideal do guerreiro negro foi universal. E a sua morte não significou o fim, pois deixou a vida e entrou para a história.Também foram contemplados com a comenda Ordem dos Palmares o advogado Jayme Lustosa de Altavila, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (comendador); o médico e intelectual José Medeiros (comendador); a bailarina Eliana Cavalcanti (oficial); o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida (oficial).

E, ainda, o jornalista e cineasta Elinaldo Barros (cavaleiro); o artesão João Carlos da Silva (João das Alagoas - cavaleiro); o capoeirista Lizanel Cândido da Silva (mestre Jacaré - cavaleiro) e a ialorixá Maria Neide Martins (cavaleiro), fundadora do projeto Inaê, de assistência social a crianças, adolescentes e jovens do Village Campestre II.

A Ordem do Mérito dos Palmares foi criada em 1983, pelo decreto governamental 5619, inserido na Constituição Estadual. A insígnia consta de uma Cruz de Malta estilizada, em tombac dourado, com os ramos esmaltados em branco, com escudo trazendo em relevo a efígie de Zumbi, coroado como o "Rei dos Quilombos". E, tem como finalidade homenagear pessoas que atuam no desenvolvimento socioeconômico e cultural de Alagoas. Além de se destacarem pela conduta notória e também na realização de iniciativas que valorizam o recorte étnico.

Mãe Neide e Mestre Jacaré no lado esquerdo


Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!