quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Projeto: Potencial Capoeira

O Projeto Potencial Capoeira é um projeto que tem como finalidade potencializar, ações de capoeiristas do bairro do jacintinho, através de aulas práticas em duas Escolas uma do Estadual e outra Municipal através de encontros de formação e apresentações tanto na comunidade onde moram quanto em eventos que assim venham a ser convidados.

Até então, o projeto está em sua primeira fase de execução, onde as aulas práticas acontecem durante os finais de semanas, junto às aulas práticas. Também temos aulas teóricas através de leitura de textos, mostras de filmes e documentários que retratam tanto a questão racial quanto outras questões no que se diz respeito ao desenvolvimento do homem na sociedade.

Neste projeto, também como forma de potencializar estes capoeiristas na convivência entre grupo, foi executado no dia 16 de Novembro uma viagem a Serra da Barriga onde todos os participantes do projeto tiveram uma vivência sobre a história da Serra da Barriga.

Por ter nascido e vivido sua saga no estado de Alagoas - Quilombo dos Palmares (hoje União dos Palmares), a importância de Zumbi ultrapassa a questão ideológica, diz respeito, sobretudo à auto-estima de um povo que precisa ser realimentada em bases reais, já que as instituições e a história nos têm relegado às misérias e currais políticos presentes até hoje. E a cultura de descendência africana segue tratada como marginal.

Observamos no contato com grupos de capoeira que, embora a relação do conhecimento corporal de fato se efetiva e evoluem, as matrizes históricas fundamentais à dignidade de nosso povo parece ter sido negligenciada, ou reduzida.
Sendo assim, refletimos e propomos nesse Projeto a atuação do tripé: corporeidade\formação\difusão cultural, possamos contribuir no processo de identidade e recuperação da dignidade da cultura negra entre esses jovens e seus grupos.

Em Maceió acompanho desde o início dois grupos de adolescentes e jovens que tentam por conta própria manter viva a prática da Capoeira.

O primeiro grupo surgiu em 2003, no bairro do Jacintinho e o segundo grupo surgiu no inicio do ano de 2007 no bairro loteamento Terra de Antares. Ambos os bairros tem como características comuns fazerem parte da periferia pobre de Maceió, ter um crescimento geográfico relativamente rápido e desordenado; alto índice populacional composto principalmente por migrantes do interior do Estado que, fugindo muitas vezes da seca e da falta de trabalho buscam na capital melhores condições de vida; precariedade no atendimento dos serviços públicos básicos como saúde, educação, moradia, segurança, lazer... e, ainda, alto índice de violência entre jovens devido, principalmente, a falta de trabalho, perspectiva de vida, gerando, desde cedo muitas vezes, a inclusão no universo das drogas e da criminalidade.
Os grupos de Capoeira que citamos anteriormente iniciados nesses bairros integravam um Projeto de ação cultural desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação, o qual foi finalizado no ano de 2005. Tal projeto não mais foi retomado até a presente data.

Entretanto, os adolescentes tem resistido em manter seus grupo vivos e buscam dentro de suas possibilidades e das possibilidades do Agente Cultural de professor Capoeira e Executor do projeto Denis angola - promover rodas de Capoeira em espaços de tempo que variam de semanalmente a bimensalmente.

Essa disposição nos chama atenção, sobretudo, em razão do sentido que a Capoeira vai tomando na vida dessas pessoas. E mais ainda, como aos poucos, esses adolescentes vão integrando outros dentro do grupo. Enfrentando o desafio da falta ou descontinuidade de projetos governamentais, com ações de resistência e perseverança.

E é aí que vemos a possibilidade de contribuir no sentido de potencializar tais ações desenvolvidas por esses grupos, enfocando, além de uma prática mais regular de suas atividades nos espaços comunitários do bairro (escolas, centros sociais, ruas...) e do apoio logístico aos grupos a ampliação de sua compreensão histórico-filosófica da Capoeira, da construção identitária do povo brasileiro.

O projeto Potencial Capoeira, que tem o financiamento Capoeira Viva que é patrocinado pela Petrobrás, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Informações enviadas pela organização: Prof° Denis Angola
Contatos: denisangola@gmail.com / (82) 8858-6771
http://meumundocapoeira.blogspot.com
http://fotolog.terra.com.br/mirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!