sexta-feira, 7 de novembro de 2008

A mudança chegou nos EUA



Barack Obama foi eleito o 44º presidente dos Estados Unidos. Aos 47 anos, ele torna-se o primeiro negro a governar o país, ao derrotar o rival republicano John McCain.

Em frente a uma multidão em Chicago (logo após ao resultado das eleições), o presidente recém-eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, voltou a evocar o espírito de mudança, tão presente na sua campanha. "A mudança está chegando aos Estados Unidos", bradou. Trazendo uma mensagem cheia de esperança, porém sem nenhuma idéia concreta do que realmente irá fazer na Casa Branca, Obama disse que "os Estados Unidos são o lugar onde tudo é possível".

O democrata deixou claro que não se serviria da questão racial durante sua campanha, mas a candidatura dele empolgou os negros, que formam cerca de 12% da população norte-americana. A questão racial apareceu algumas vezes, entre elas durante as prévias do Partido Democrata, nas quais Obama derrotou a ex-primeira-dama Hillary Clinton. Tratando da polêmica, Obama pediu o fim dos conflitos raciais em discurso.


Parabenização

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez chegar às mãos do presidente eleito dos Estados Unidos, uma mensagem de congratulações pela vitória "histórica" do democrata. Na mensagem, enviada por fax, Lula repete o slogan de sua primeira campanha e diz que a eleição de Obama representa a "certeza de que a esperança é mais forte que o medo."


Veja na íntegra o conteúdo da mensagem:

"Em nome do povo brasileiro e no meu próprio, felicito-o por sua eleição para Presidente dos Estados Unidos da América. Sua vitória representa um momento de superação histórica para os Estados Unidos, que provam mais uma vez a capacidade transformadora de sua democracia e de sua sociedade.

Vossa Excelência soube transmitir visão de futuro, capacidade de liderança e a certeza de que a esperança é mais forte do que o medo. Sua escolha pelo povo norte-americano se dá em momento particularmente favorável das relações Brasil-Estados Unidos. Ocorre, também, em conjuntura de desafios complexos para a ordem internacional intensificados pela gravidade da crise financeira que afeta diretamente milhões de pessoas em todo o mundo.

Estou certo de que, sob a liderança de Vossa Excelência, os Estados Unidos responderão a esses desafios inspirados pela "intensa urgência do agora" demandada por Martin Luther King.

Estou seguro, ademais, de que os Estados Unidos e o Brasil continuarão a melhorar nosso excelente relacionamento, que é guiado por respeito mútuo, por laços históricos e por valores e objetivos comuns".

Obama significa "abençoado" em suaíli, uma das línguas oficiais do Quênia


Perfil


  • 47 anos (nasceu em 4.ago.1961, em Honolulu, Havaí)
  • Casado com Michelle Robinson desde 1992; o casal tem duas filhas: Malia (nascida em 1999) e Natasha (2001)
  • Senador por Illinois (eleito em 2004).
  • Filho de um queniano e uma norte-americana, Obama tem parte da família ainda no continente africano.
  • O nome Barack Obama tem origens curiosas. "Barack" é uma palavra hebraica para raio. "Obama" quer dizer abençoado em suaíli, um dos idiomas do Quênia junto com o inglês..
  • Passou quatro anos de sua infância em Jacarta, depois da separação dos pais e do casamento da mãe Ann Dunham com um indonésio; aos 10 anos, Obama voltou ao Havaí e foi morar com os avós.
  • Quando ainda era criança, seu pai abriu mão de estudar em Harvard por não ter dinheiro para levar a família junto; o filho estudou direito na prestigiosa universidade e foi o primeiro afro-americano a presidir a revista universitária "Harvard Law Review".
  • Obama escreveu dois livros de sucesso que deram contorno à sua identidade política: "A Origem dos Meus Sonhos", que trata do esforço para ligar-se às suas raízes na África, e "A Audácia da Esperança", que apresenta sua filosofia política, e os valores defendidos pela mãe e os avós.
  • Sua campanha teve grande sucesso e identificação dos jovens, principalmente, com a diversidade de ferramentas e acessórios promocionais: vídeos na Internet, botons, bonecos, roupas criadas por estilistas famosos com a logomarca da campanha e seu rosto (foto: Criação do estilista Jean-Charles Casteljabac durante a Semana de Moda de Nova Iorque), dentre outros. O interessante que muitos desses produtos não foram desenvolvidos, necessariamente, pela equipe de marketing do candidato eleito.
Com informações da UOL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!