sexta-feira, 7 de novembro de 2008

AL é um dos estados com mais assassinato de negros

Estado aparece em segundo lugar, fincando atrás apenas da Paraíba


As doenças cerebrovasculares, seguidas pelos homicídios, foram os principais responsáveis pela morte de mulheres pretas e pardas com idade fértil em 2005. De acordo com a publicação Saúde Brasil 2007, divulgada hoje pelo Ministério da Saúde, o risco para o grupo chega a ser duas vezes maior do que para mulheres brancas em casos das doenças cerebrovasculares e até três vezes maior em casos de homicídios.

O estudo aponta que os óbitos diferenciados em relação à raça e à cor podem estar associados a tendências genéticas, uma vez que as mulheres pretas e pardas sofrem mais de hipertensão. Entretanto, o próprio ministério indica que as causas também podem estar associadas à pobreza e à dificuldade de acesso aos serviços de saúde.

Mortes provocadas pelo vírus HIV ocupam o segundo lugar no ranking de óbitos entre mulheres pretas e pardas com idade entre 10 e 49 anos. O risco, de acordo com a pesquisa, chega a ser 2,6 vezes maior do que entre mulheres brancas.

A Paraíba é o estado brasileiro com o maior risco de óbito por assassinato para negros. O índice chega a ser nove vezes maior em relação à população de brancos. Em 2005, as notificações de mortes por homicídio no estado projetaram taxa de 30,2 óbitos para cada 100 mil pretos ou pardos enquanto para os brancos o índice foi de 3,3. Em seguida estão os estados de Alagoas e do Distrito Federal, onde o risco para esse tipo de morte é quase seis vezes maior para a população parda ou negra.

A base de informações utilizada na publicação foi a do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, que capta os óbitos ocorridos no país dentro ou fora de ambiente hospitalar e com ou sem assistência médica. De acordo com o ministério, a tendência de morte não varia muito em um curto período de tempo e as informações refletem a atual situação da mortalidade no país.

Em 2005, o SIM captou 1.006.827 óbitos em todo o país - um coeficiente de 5,5 mortes por mil habitantes. A base populacional utilizada foi a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2005 - 184.184.074 habitantes, dos quais 50,8% do sexo feminino.


Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!