segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Teotonio e ministro Edson Santos, da Igualdade Racial, encerram programação de Zumbi

Os dois, juntamente com outras autoridades visitaram sábado a Serra da Barriga, palco das homenagens do Dia da Consciência Negra


O governador Teotonio Vilela Filho, acompanhado do ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, e de secretários de Estado, esteve, neste sábado, na Serra da Barriga, localizada no município de União dos Palmares para o encerramento das atividades do Dia da Consciência Negra. Na ocasião, Teotonio afirmou que tem trabalhado em conjunto com o governo federal e municipal para que a Serra da Barriga — onde foi construído o Parque Memorial Zumbi dos Palmares — possa ter, em um futuro próximo, condições de se tornar roteiro turístico do Estado.

“Precisamos trabalhar em conjunto, de mãos dadas, para que o mundo possa ter acesso a esse local. Temos uma agenda de trabalho para dar seqüência ao que vem sendo feito aqui”, afirmou o governador.

Entre as ações prioritárias para que o Parque Memorial Zumbi dos Palmares passe a funcionar todos os meses do ano está a pavimentação da pista de acesso a Serra da Barriga, já que no inverno o local fica praticamente inacessível. Pensando nisso, Teotonio afirmou que tem buscado a ajuda do ministro Edson Santos e que pretende procurar a bancada federal e, se necessário, até o presidente Lula para que a verba para a obra de pavimentação possa ser liberada o mais rápido possível.

“Vamos trabalhar para que a verba venha o mais rápido possível. O governo do Estado não tem condições de fazer sozinho, precisamos do apoio do governo federal”, destacou o governador.

O ministro Edson Santos falou sobre a importância do local na história do país e destacou a necessidade de fazer com que as visitas ao Parque Memorial deixem de ser sazonais. “Esse é o patrimônio do nosso povo, um símbolo de luta que precisa ser conhecido. Uma certeza que temos ao nascer é o fato de que vamos morrer, mas existem figuras que são especiais e nascem duas vezes, Zumbi é um deles. A morte dele inaugurou uma nova vida. Ele e Tiradentes são os grandes heróis da nossa pátria”, afirmou.

Para o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, a Serra da Barriga é um local sagrado, que simboliza a luta pela liberdade. Ele destacou a importância da união entre as esferas federal, estadual e municipal, no intuito de fazer com o local seja difundido. “Esse projeto da pavimentação da pista de acesso a Serra é essencial para que o local possa se tornar um espaço de inclusão”, falou.

O presidente da Fundação Palmares, Zulu Araújo, aproveitou a oportunidade para prestar contas do que foi feito no Parque Memorial Zumbi dos Palmares durante esse ano de funcionamento. Entre outras coisas, ele citou a contratação de 18 novos servidores — 12 para fazer a segurança e 6 para limpeza e conservação do local - e a realização de oficinas de trabalho que envolveram cerca de 250 jovens.

O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, se mostrou satisfeito com as festividades deste ano, alusivas ao Dia da Consciência Negra na Serra da Barriga, e pediu ao ministro Edson Santos e ao governador Teotonio Vilela Filho uma atenção especial para a única comunidade quilombola do município, a de Muquém. “Nós temos uma comunidade quilombola aqui em União que também precisa ter a pista de acesso melhorada, pois a maioria das pessoas que vem conhecer a Serra da Barriga também passam pela comunidade. Lá o investimento é bem menor, pois são apenas 1,5 km de estrada”, disse.

Ao chegar a Serra da Barriga, o governador e o ministro Edson Santos foram recepcionados por um grupo de Afoxé Odô Iyá. Em seguida, o herói nacional Zumbi dos Palmares foi homenageado, tendo uma coroa de flores colocada em sua estátua construída na Serra da Barriga.

Também participaram da visita á Serra neste sábado a secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Wedna Miranda, o secretário do Gabinete Militar, coronel Ronaldo dos Santos, o presidente do comitê gestor do Parque Memorial, Zezito Araújo, e Mãe Neide, do Grupo União Espírita Santa Bárbara.

Fonte: Agência Alagoas
Correção: O nome do complexo arquitetônio é Parque Memorial Quilombo dos Palmares, e não Zumbi como foi publicado no site.

Um comentário:

  1. eu dei um show de capoeira na serra com meu mestre tonho matéria participaram da visita a toda serra muito obrigado a voces todos axé da bahia p alagoas

    ResponderExcluir

Agradecemos sua mensagem!
Axé!