domingo, 16 de novembro de 2008

Governo homenageia personalidades com serviços prestados à sociedade no campo cultural

Nesta sexta-feira, o Diário Oficial do Estado publicou a lista dos dez homenageados

Texto: Luana Lamenha
Fotos: Adailson Calheiros


No próximo dia 20, Alagoas comemora o dia da Consciência Negra. Para marcar a data, o governo de Alagoas entrega, no dia 19, a Comenda da Ordem do Mérito dos Palmares em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade brasileira, notadamente no campo cultural.

Nesta sexta-feira, o Diário Oficial do Estado publicou a lista dos dez homenageados. São eles: o ministro do Tribunal de Contas da União, Guilherme Palmeira; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Fernandes de Hollanda, o advogado e atual presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, Jayme Lustosa de Altavilla; o médico José Medeiros, presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.

Também serão homenageadas a bailarina Eliana Cavalcante, o arquiteto e presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Luiz Fernando de Almeida; o jornalista Elinaldo Barros Soares, o artesão João Carlos da Silva, o capoeirista Lizanel Cândido da Silva e a ialorixá, Maria Neide Martins.

A solenidade de entrega da Ordem do Mérito contará com a presença do governador Teotonio Vilela Filho e demais autoridades, e acontecerá às 19h, no Palácio República dos Palmares.









Um dos homenageados pelo Estado, mestre Jacaré, ao lado de seus alunos


Mestre Jacaré

Entre os homenageados destaca-se o capoeirista Lizanel Cândido da Silva, mais conhecido como Mestre Jacaré. Nascido em União dos Palmares, viveu a maior parte da sua vida em São Paulo. Voltando para Alagoas, em 1984, criou no Estado o primeiro grupo de capoeira, apresentando esta arte aos alagoanos.

É o mais antigo mestre em atividade. Aos 60 anos pratica até hoje sua arte, atuando no Lar São Domingos, onde ensina capoeira às crianças moradoras da instituição. Foi presidente do Conselho Estadual dos Mestres de Capoeira e no próximo dia 19, terá seu trabalho com a cultura em Alagoas reconhecido, bem como os demais homenageados.

Fonte: Agência Alagoas - www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticia.kmf?cod=7886211

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!