domingo, 23 de novembro de 2008

Bahia Afro Film Festival

Salvador (BA) - 18 a 27 de novembro
O Festival
Luz, câmera, ação. Salvador já está pronta para receber o Bahia Afro Film Festival, Festival Internacional de Cinema Afro, que será realizado em novembro de 2008, de 18 a 27 - na semana em que comemoramos o dia Nacional da Consiciência Negra, dia 20, criado em homenagem ao grande herói Zumbi dos Palmares e data mais importante para o calendário afro-descendente no Brasil.

Imagine All the Afro People

O Bahia Afro Film Festival é um projeto da Casa de Cinema da Bahia, dirigida pelo cineasta Lázaro Faria e tem como principal objetivo divulgar, integrar e promover discussões em torno da produção de cinema e vídeos nacionais e estrangeiros, que tenham o povo afro-descendente como tema principal. O lema do Festival coordenado por Ruybela Carteado é "Imagine All the Afro People", um trocadilho com a letra da música do beatle John Lennon, que numa tradução livre significa "Imagine todos os negros juntos".

Para o presidente da Casa de Cinema da Bahia, Lázaro Faria, a comunidade afro-descendente já merecia - há muito - um festival internacional como este. "É um povo que veio como escravo, despojado de roupas, auto estima e chegou aqui para construir e refazer sua vida. E fizeram isso com uma alegria e uma beleza genial", opina Faria, que já assinou filmes conhecidos internacionalmente, entre eles, Orixás da Bahia, Mandinga em Manhattan e Cidade das Mulheres. Para Faria, Salvador é o lugar certo para um festival de filmes voltado para os afrodescendentes.

Foi aqui que a África foi reiventada, conclui.

Entre as pautas a serem discutidas no Festival destaques para a discussão do processo de profissionalização e crescimento da produção audiovisual na Bahia, a popularização da sétima arte, a formação de público e a promoção do cinema afro como gerador de debates. Estarão entre os sub-temas do evento, assuntos como Raízes e ancestralidade, Sincretismo Cultural, Diáspora Africana e Reparações . O Festival resgatará ainda, a velha ambição de tornar a Bahia, já conhecida mundialmente por sua essência e autenticidade cultural, um pólo internacional do audiovisual.

Para estas, entre outras questões pertinentes a ambiência da produção cinematográfica, serão montados simpósios, palestras, manifestações artísticas e culturais que resgatem e valorizem o cinema afro-descendente. Além disso, um acervo audiovisual será instalado na Casa de Cinema e disponibilizado ao público para mostras e exibições especiais durante todo o ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!