domingo, 16 de novembro de 2008

Dia da Consciência Negra terá 18 dias de comemoração na Serra da Barriga

Fundação Cultural Palmares participará com oficinas de quilombolas


O Dia da Consciência Negra será celebrado com oficinas e seminários para os que visitarem o município de União dos Palmares, Alagoas, onde se localizava o Quilombo dos Palmares. A programação se estende do dia 15 de novembro ao dia 03 de dezembro, com atividades variadas, como oficinas, rodas de capoeira, teatro, hip hop, entre outras e dois seminários sobre o espaço da Serra da Barriga.

O dia 20 de novembro terá uma programação especial, que começará às 4h30 da manhã, com uma oferenda aos Eguns, ancestrais palmarinos, e terminará com o show de Margareth Menezes. No dia 25 de novembro, terá início o primeiro seminário, chamado Serra da Barriga: espaço de memória da população afro-descendente. O segundo seminário vem em seguida, nos dias 02 e 03 de dezembro, com o tema Serra da Barriga: Desenvolvimento e Progresso para União dos Palmares.

Cerca de 20 comunidades quilombolas, dos estados de Alagoas, Pernambuco e Mato Grosso, vão expor seus trabalhos artesanais em tendas no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, inaugurado em novembro de 2007. Duas comunidades quilombolas do município de Santana do Mundaú, em Alagoas, oferecerão aos visitantes oficinas de Farinhada e de Palha, nos dias 19 e 20. Na oficina de Farinhada, os quilombolas explicam todo o processo de fabricação da farinha. Na de Palha, os visitantes vão aprender como fazer esteiras e abanadores de palha.

Estarão presentes na Serra da Barriga, o presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Zulu Araújo e o diretor de Proteção do Patrimônio Afro-Brasileiro da FCP, Maurício Reis. Várias bandas e artistas se apresentarão durante as comemorações, como Sandra de Sá, Adão Negro, Orquestra de Berimbau e Banda Raízes de Zumbi, entre outros.

As atividades acontecerão no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, que fica na Serra da Barriga, e na cidade de União dos Palmares.
Fonte: Ascom / Fundação Cultural Palmares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!