ARTICULAÇÃO


Conajira/Fenaj: No Brasil existem outros coletivos nos sindicatos de jornalistas, que discutem sobre as questões étnicorraciais e a forma como são divulgadas nos veículos de comunicação, além de analisar a atuação e dificuldades enfrentadas pelos profissionais negros para se manterem no mercado de trabalho. Atualmente, existem cojiras nos estados de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Paraiba, Rio de Janeiro, São Paulo e o Núcleo de Comunicadores Afro-Brasileiros do Rio Grande do Sul - juntos, formam a Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira) que é um órgão consultor da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj).

CNPIR/Seppir: O Conselho Nacional de Políticas pela Igualdade Racial da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) é composto por 44 representantes (19 entidades da sociedade civil), tem como finalidade propor, em âmbito nacional, políticas públicas para a população negra e outros segmentos raciais e étnicos do país. A Conajira se inscreveu no edital público e foi selecionada com louvor para participar do CNPIR no biênio 2010 a 2012, tem como representantes: Valdice Gomes (Cojira-AL) na condição de titular e Iris Cary (Cojira-DF) como suplente.

Movimento Negro: Apesar da Cojira-AL não fazer parte do movimento negro brasileiro, busca manter um bom relacionamento com os diversos segmentos afros no Estado de Alagoas e tem contribuído na divulgação das atividades.