sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Movimento Candomblé de Arapiraca programa visita à Serra da Barriga

Samuel Ketú diz que local será ponto de confraternização de toda a comunidade negra do Brasil


No próximo dia 20 deste mês, data em que será comemorado o Dia da Consciência Negra, cerca de 40 arapiraquenses ligados ao movimento que cultua religiões tradicionais de matriz africana, entre eles o Candomblé, estarão realizando uma viagem para a Serra da Barriga, localizada no município de União dos Palmares, a cerca de 80 quilômetros de Maceió.

Assim como acontecem em todos os anos, o local é palco de diversas manifestações relacionadas a cultura do povo negro, a exemplo de rituais religiosos, apresentação de grupos de capoeira, palestras, shows musicais, toques de instrumentos sagrados como atabaques, entre outras atividades.

De acordo com o organizador da excursão, Samuel Ketú, o ônibus partirá de Arapiraca por volta das 4 horas da madrugada, exatamente do bairro Alto do Cruzeiro, com chegada prevista para as 9 horas no município de União dos Palmares. “Será uma ótima oportunidade para a comunidade arapiraquense, que faz parte do Candomblé, participar desse encontro de confraternização com toda a comunidade negra do Brasil”, disse.
Durante a programação do dia 20, na Serra da Barriga, estará presente o primeiro rei negro cultural do Brasil, Obá e Sobá José Mendes Fereira Geleju Adelabu III, que é tataraneto do guerreiro Zumbi dos Palmares.


Fonte: Adalberto Custódio / Jornal Alagoas em Tempo (Nº343 - 10 a 12 de novembro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!