sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Gerência de Educação Étnico-Racial da SEE discute matrizes curriculares no Fórum dos Cursos da Ufal

Alagoas tem realizado ações específicas sobre a temática étnico-racial, e a professora Arísia Barros falou sobre a experiência do Estado na área


A importância da implementação da Lei Federal nº. 10.639/03 e da Lei Estadual nº. 6.814/07 foi o foco de uma conversa da gerente de Educação Étnico-Racial da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, professora Arísia Barros, durante uma reunião, nesta sexta-feira, do Fórum dos Colegiados dos cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Segundo Arísia Barros, Alagoas tem realizado ações específicas sobre a temática étnico-racial. “O Estado tem instituído políticas educacionais em prol da igualdade de raças, tal como a implementação da Lei Federal nº. 10.639/03, especificada na Lei Estadual nº. 6.814/07, sancionada em 02 de julho de 2007. A nossa Lei Estadual agrega ao currículo escolar a temática africana e nos confere o pioneirismo na estadualização da Lei Federal. Além disso, somos considerados como uma referência no que concerne à diversidade étnico-racial. Alagoas também se destaca por proporcionar, mensalmente, encontros afro-alagoanos de educação”.

A pró-reitora de graduação da Ufal, professora doutora Maria das Graças Medeiros Tavares, destacou o quanto é importante que todos os cursos da universidade (bacharelado e licenciatura) tenham em suas matrizes curriculares a abordagem da temática étnico-racial em consonância com a Lei Federal.

“É vital destacarmos que a Ufal foi uma das primeiras universidades a aderir o sistema de cotas. Todos os anos fazemos um seminário sobre a cultura africana. Aqui, já se respira a multidiversidade. Vamos fazer uma articulação e trabalhar melhor esta temática. Nós formamos cidadãos e eles precisam uma visão desprovida de preconceitos em relação ao negro e os afro-descendentes”, garantiu.

Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!