segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Chávez diz que quer conversar com o "homem negro" na Casa Branca

CARACAS (Reuters) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, apostou no domingo que o "homem negro" ganhará as eleições presidenciais norte-americanas e se ofereceu para conversar com ele, para melhorar as relações entre a superpotência e um de seus maiores fornecedores de petróleo.

Barack Obama, candidato democrata que pode ser o primeiro negro a chegar à Presidência dos Estados Unidos, disse neste ano que estaria aberto ao diálogo com líderes como Chávez. A declaração foi considerada ingênua pelos republicanos.

McCain, que está atrás do democrata nas pesquisas, chama Chávez de ditador.

Chávez, que costuma satirizar o atual presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e considera o ex-presidente cubano Fidel Castro seu mentor, afirmou que há um choque inevitável entre os interesses venezuelanos e norte-americanos, apesar de ter se oferecido para aliviar as tensões algumas vezes.

"Não estamos pedindo para ele ser um revolucionário, para ser socialista -- não", disse Chávez em um evento político. "Só queremos que o homem negro que está prestes a ser presidente dos Estados Unidos que tenha estatura para os tempos que o mundo está vivendo".

"Mando saudações ao homem negro em nome da raça daqui, que é indígena, negra, caribenha, sul-americana", disse.

"Estou pronto para sentar e conversar... Espero que possamos (fazer isso) e espero que possamos entrar em um novo estágio", disse Chávez em um outro comício.

Fonte:
Texto: Ana Isabel Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!