segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Visita a Serra da Barriga marca seminário da Cojira-AL




Texto: Emanuelle Oliveira
Fotos: Emanuelle Vanderlei
(Integrantes da Cojira-AL)




Cerca de 20 pessoas, entre estudantes, professores e jornalistas visitaram neste domingo (30) a Serra da Barriga, na cidade de União dos Palmares/AL, onde está localizado o maior quilombo do Brasil, também conhecido como Angola Janga (minha Angola pequena). A atividade foi realizada como complemento ao Seminário "200 anos da imprensa no Brasil: Avanços e desafios da mídia étnico-racial", em comemoração a um ano de atuação da Comissão de jornalistas pela igualdade racial (Cojira/AL).

Durante a visita o coordenador de cultura do Anajô, Helcias Pereira, contou a história do quilombo, abordando sua organização política e social - retratada através do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, inspirado em referências históricas e simbolizando a resistência negra. O local também tem heranças indígenas, como as ocas, já que os índios tupinambás deram sua contribuição na luta pela liberdade.

Em sua primeira visita à Serra da Barriga, a caboverdiana Nícia Tavares, que é estudante de jornalismo na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e integrante da Cojira/AL, se impressionou com a extensão e a beleza do lugar e conheceu um pouco mais sobre a luta do seu povo no Brasil. "Eu só ouvi falar em Zumbi quando cheguei em Alagoas e o quilombo é parte do Estado que poucos conhecem. Essa visita e o seminário serviram para conscientizar as pessoas de que é preciso lutar pela preservação da cultura africana, se identificando com ela", ressaltou a estudante.


A atividade recebeu o apoio da Prefeitura de União dos Palmares e também, contou com a apresentação artística da banda percussiva Afro Revolução. Confira mais informações sobre o parque no site: http://www.quilombodospalmares.org.br/.


História


O Quilombo dos Palmares é considerado o maior das Américas, ocupando uma área que corresponde a 10 mil metros e já teve mais de 20 mil habitantes, o que o levou a ser reconhecido como nação pela Coroa Portuguesa. De acordo com relatos de historiadores, os negros viviam em poliandria, ou seja, como existiam poucas mulheres, elas poderiam ter mais de um parceiro. Foi em uma área conhecida como Cerca Real dos Macacos, que na madrugada do dia 6 de fevereiro de 1694, aconteceu uma das mais sangrentas batalhas pela liberdade no continente. Porém, o herói nacional Zumbi só foi capturado e morto no ano seguinte, tendo sua cabeça exposta em uma praça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!