quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Dia 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba

Por: Marília Matias de Oliveira


Quando se fala em cultura brasileira, o samba é uma das primeiras coisas que vem à cabeça das pessoas. E nesta terça-feira, dia 2 de dezembro, o ritmo é comemorado oficialmente no país. A data foi escolhida por um vereador baiano para homenagear a primeira visita do compositor brasileiro Ary Barroso a Salvador. Depois disso passou a ser celebrado no país, especialmente em Salvador e no Rio de Janeiro.

O samba é um ritmo originalmente brasileiro, mas de raízes africanas. Os negros escravizados no país trouxeram seu ritmo e cultura que gerou, primeiro na Bahia, o samba de roda, considerado Patrimônio da Humanidade em 2005, pela Unesco. Outra manifestação importante, o samba carioca, surgiu na segunda metade do século XIX, quando os negros da Bahia migraram para o Rio, então capital do Império.

O primeiro samba gravado em disco foi Pelo Telefone, de autoria reivindicada por Ernesto dos Santos, o Donga, e por Mauro de Almeida, em 1917. Depois do sucesso da música, o samba se espalhou pelo país, inicialmente ligado ao carnaval e posteriormente adquirindo lugar no mercado musical. Alguns dos principais compositores de samba foram Heitor dos Prazeres, João da Baiana, Pixinguinha, Sinhô, Ismael Silva, Cartola, Ary Barroso, Noel Rosa, Ataulfo Alves, Wilson Batista, Geraldo Pereira, Zé Kéti, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, entre outros.

Outras formas musicais derivaram do samba, como o samba de gafieira, o samba enredo, o samba de breque, o samba-canção, o samba-rock, o partido alto, o pagode, entre outros. Em 2007, o samba foi declarado Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!