sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Homenagem a Iemanjá em Alagoas


Iemanjá matriarca da religiosidade afro brasileira, é a divindade das águas salgadas, dos mares e oceanos. Orixá que gera o movimento das águas, é protetora dos pescadores e senhora dos lares, que traz paz e harmonia para toda a família.

O Ponto de Cultura Quilombo dos Orixás convida a sociedade alagoana para saudar Iemanjá neste sábado (06.12) às 19h. As homenagens iniciarão no espaço sagrado dedicado a esta Iabá (orixá feminino), na Rua Alzira Aguiar, 429, Ponta da Terra, onde ocorrerá o xirê, o cortejo religioso para o mar e será ofertado o grande presente a Iemanjá.

Na segunda-feira (08.12) às 16h, na praia da Pajuçara (na pista de skate), a Orquestra de Tambores de Alagoas e o Maracatu Baque Alagoano também prestarão suas homenagens a Iemanjá, com um grande show aberto ao público.

Pajuçara é a praia escolhida por ser o local que caravanas de religiosos oriundas de diversos bairros de Maceió e municípios de Alagoas, que se reúnem anualmente numa grande festa à Iemanjá (ou Nossa Senhora da Conceição no sincretismo). A ocasião também agrega capoeiristas, turistas e simpatizantes das religiões de matriz africana. Batuques e oferendas acontecem simultaneamente durante todo o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!