terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Fórum Étnico Racial traça metas para 2009


Reestruturação garantirá ações articuladas e maior participação de entidades



Criado a partir de ações políticas, com o intuito de viabilizar discussões sobre a temática negra, o Fórum Étnico Racial vem desenvolvendo, ao longo de seus cinco anos de existência, trabalhos que visam a inserção da história da África no conteúdo pedagógico das escolas do Estado. Os membros do fórum se reuniram no final da semana passada, na antiga reitoria universitária, para definir as perspectivas para o ano de 2009. Participou da reunião a gerente Étnico Racial da Secretária de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Irani da Silva Neves, que também coordena o fórum, já que esta função é atribuída ao representante da Secretaria da Educação.

De acordo com Irani Neves, um dos objetivos do fórum é discutir com o Conselho Estadual de Educação (CEE) a inclusão do conteúdo pedagógico afro-descendente também nas escolas particulares. “É fundamental que as escolas da rede particular insiram em seu currículo o conteúdo africano. Para fortalecer essa idéia iremos, no próximo ano, entrar em contato com a reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para solicitar que a disciplina de história da África seja implantada no programa do vestibular”, explica a gerente.

“Estamos chamando todas as entidades educacionais a participarem dos encontros do fórum para que a questão da diversidade racial possa ser discutida e respeitada dentro das salas de aula”, ressalta Irani Neves. As reuniões acontecerão na segunda 5ª feira de cada mês, como ficou determinado pelos membros presentes, que confirmaram a realização de um seminário comemorativo dos cinco anos de criação do Fórum Étnico Racial, previsto para ocorrer no mês de junho.

Segundo a gerente, no próximo mês de janeiro a meta é evidenciar os seis anos da Lei Federal nº. 10. 639/03. Esta lei foi a responsável pela geração da Lei Estadual nº. 6.814/07, que determinou o estudo da África e dos afro-descendentes no currículo das escolas da rede estadual. O grande calendário com ações a serem desenvolvidas do próximo ano só será fechado em fevereiro.

“O Fórum esta sendo reestruturado. Estamos somando forças. A nossa meta é que em 2009 a temática Étnico-Racial seja inserida no PSS. Quero destacar também que no dia dois de fevereiro vamos lançar a Revista Kulé Kulé. O exemplar deste mês vai tratar sobre religiosidades. É uma publicação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Ufal (Neab/Ufal), que integra o Fórum Étnico Racial. O local ainda não foi definido. Em março, no dia 21, Dia Internacional contra a Discriminação, vamos realizar um grande debate sobre esta temática”, adianta Irani.


Fonte: Ascom - SEE / Fotos: José Demétrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!