quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Guesb realiza festa das Iabás

Por: Helciane Angélica (Jornalista e integrante da Cojira-AL)
Com informações da organização


O Grupo União Espírita Santa Bárbara (Guesb) e o Centro de Formação e Inclusão Social Inaê através de sua Ialorixá Mãe Neide Oyá D’Oxum e Filhos da casa, realizam a partir de hoje até segunda-feira (08.12) as festividades em Louvor as Iabás.

Iabás são os orixás femininos, que exaltam que exaltam os fenômenos da natureza, as águas doces e salgadas. O Guesb homenageará todas as deusas, principalmente sua protetora, Iansã. A programação concentra-se na sede da casa de axé com palestras, apresentações artísticas e no dia 8, terá oferendas na Praia do Mirante da Sereia.

Iansã

Iansã é um orixá feminino muito conhecido no Brasil, sendo um dos mais populares entre os mitos da Umbanda e do Candomblé em nossa terra e também na África, onde é predominantemente cultuada sob o nome de Oyá. É o Orixá do arrebatamento, da paixão; de temperamento forte, dominador e sensual.

Oyá, foi uma princesa real na cidade de Irá, na Nigéria em 1450a.C. Sobrinha-neta do rei Elempe e neta de Torossi(mãe de Xangô), conquistou com valentia, coragem e dedicação seu caminho para o trono de Oyó. Conhecedora de todos os meandros da magia encantada, nunca se deixou abater por guerras, problemas e disputas. Foi mulher de seu primo Xangô e ajudou-o a conquistar vários reinos anexados ao Império Yorubano. Porém, abandonou-o em defesa de sua cidade natal, disposta a enfrentá-lo.

Filha de Oxalá (orixá associado à criação do mundo e da espécie humana) e Iemanjá (deusa das águas salgadas), é considerada a rainha dos ventos e das tempestades, deusa dos relâmpagos; Senhora da Tarde, Dona dos Espíritos. O dia consagrado a Yansan, Iansã ou Inhansã é a quarta-feira, sua cor é o vermelho, marrom escuro ou rosa.

Em termos de sincretismo, costuma ser associada à figura católica de Santa Bárbara. Comemorado no dia 04 de dezembro, a santa é a padroeira dos mineiros, artilheiros, pirotécnicos, bombeiros, etc; protetora contra a morte trágica e os perigos de explosões, raios e tempestades.


Sincretismo religioso: orixá Iansã e Santa Bárbara


PROGRAMAÇÃO

04/12/08 - Quinta-feira
17h30- Lavagem da Calçada 17h45 - Simbolizando o Sincretismo: Solo de Milton Souza e Leide Serafim “Olodum”
18h – Santa Missa com a Participação da Orquestra de Tambores
19h - Cortejo da Imagem de Santa Bárbara para a Gruta
20h - Louvação à Iansã
21h - Saída do Tabuleiro de Acarajé

05/12/08 - Sexta-feira
19h - Projeto Inaê "Quem Somos?" - (Propostas para o ano de 2009)
21h - Apresentações Culturais
22h – Coquetel

06/12/08 - Sábado
19h - Palestra com Profª Dra. Rachel Rocha de Almeida Barros – UFAL, com o tema: A Religião Afro-Brasileira em Maceió.

07/12/08 – Domingo
19h30- Louvação à Iemanjá

08/12/08 – Segunda-feira
06h – Oferendas ao Povo D’Água Local – Praia do Mirante da Sereia

Mais informações:
Rua São Pedro Nº 10E Village Campestre II- Cidade Universitária. Maceió-AL
(82) 3378-7317 / 3378-7383.
http://br.geocities.com/grupoespiritasantabarbara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!