sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

I Feira Afro-Matemática em Alagoas


Alunos da Escola Estadual Alberto Torres reconhecem a importância da temática étnico-racial na ciência das medidas, propriedades, quantidades e que preza por aplicações exatas


Por: Helciane Angélica
Jornalista e integrante da Cojira-AL


No mês de outubro, a Escola Estadual Alberto Torres deu um passo importante na implantação da Lei Federal 10.639/03, que obriga a inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo educacional. Já promoveu o projeto "Peróla Negra Brasileira: História, importância e lutas do povo negro. Conheça e se orgulhe!”, e para ampliar as ações, executará amanhã (13.12) a I Feira Afro-Matemática nas dependências da escola, localizada no bairro de Bebedouro em Maceió-AL.

A programação será iniciada às 13h e se estende até às 17h. Estão envolvidas sete turmas do Ensino Fundamental e Médio, os alunos organizaram apresentações artísticas e exposições sobre a história da matemática no continente africano e, também, destacarão a importância dessa ciência na cultura afro-brasileira.

O projeto foi idealizado pelo professor de matemática Allex Sander Porfirio, que demonstrou a possibilidade de trabalhar a temática afro em todas as disciplinas. “Vários aspectos das questões étnico-raciais se adequam a qualquer uma das matérias, principalmente na arte por causa da herança cultural; na ciência ao abordar, por exemplo, na biologia a melanina que dar o pigmento à pele; o estudo da geografia e a história por si só; além da própria matemática devido a algumas descobertas dos povos africanos nessa área”, disse.

Serviços
I Feira Afro-Matemática
Dia: 13 de dezembro de 2008 (sábado)
Realização: Escola Estadual Alberto Torres – Rua Cônego Costa Rego, S/N, Bebedouro (ao lado da Praça Lucena Maranhão)
Contatos: (82) 3338-7008 / 8868-4838 / 8803-9930 – falar com Allex Porfirio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!