segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Prefeitura de União dá início a recuperação do acesso a Muquem

O povoado quilombola Muquém, um dos mais importantes do município de União dos Palmares, terá seu acesso totalmente recuperado, graças ao empenho do prefeito Areski de Freitas (Kil) que, no último dia 23, deu ordem para que os serviços no local fossem iniciados.

Os problemas do povoado Muquém são bastante conhecidos pelo prefeito Kil que, por dez anos, residiu no local. "Sou profundo conhecedor dos problemas e dos anseios desta comunidade, pois aqui vivi parte de minha vida. Com muito trabalho e empenho iremos deixar esta estrada de acesso trafegável de inverno a verão", disse o prefeito palmarino.

A partir de agora o prefeito Kil, através da secretaria municipal de Infra-estrutura, montará, todos os finais de semana, uma base no povoado para monitorar os trabalhos. Atualmente, seis caçambas, uma patrol e uma retro-escavadeira estão trabalhando no local, sob a orientação do secretário da pasta, Paulo César. "Todos os domingos serão assim. Iremos estar primeiro aqui no Muquém e depois em outras localidades do nosso município", destacou o prefeito.


Brasil Alfabetizado

O prefeito Areski Freitas e a secretária de Educação de União dos Palmares, Claudete Monteiro, participaram na semana passada, da abertura do programa Brasil Alfabetizado, no município. A solenidade foi realizada no auditório da Associação Atlética Palmarina e teve a presença de assessores, professores e alunos do programa.

Durante toda semana os novos educadores do Brasil Alfabetizado estão passando por uma capacitação, onde aprenderão as novas diretrizes do projeto para 2009. "O prefeito Areski Freitas está dando todo apoio a essa projeto, arcando com algumas despesas que não são assumidas pelo governo federal, parceiro no programa Brasil Alfabetizado", disse Claudete Monteiro.

O programa Brasil Alfabetizado foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2003 para promover o acesso à educação como um direito de todos, em qualquer momento da vida. O programa capacita alfabetizadores e alfabetiza cidadãos com 15 anos ou mais, que não tiveram oportunidade, ou foram excluídos da escola, antes de aprenderem a ler e a escrever.

O Brasil Alfabetizado é coordenado, fiscalizado e conduzido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), e seus recursos são garantidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), com transferência para estados, municípios, empresas, universidades, organizações não governamentais e instituições civis parceiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!