sábado, 24 de maio de 2008

4ª edição do Mirante Cultural

"Um Quilombo Chamado Jacintinho"
O Mirante Cultural nasceu da iniciativa do Centro de Estudos e Pesquisas Afro-alagoano Quilombo, com a intenção de trazer para a comunidade do Jacintinho uma discussão político-cultural. Por entender que o bairro do Jacintinho tem Grupos de Capoeira, Coco de Roda, Dança Afro, Escolas de Samba, Bandas Afro e Bumba-Meu-Boi e ainda possui vários Terreiros de Matriz Africana, o mesmo pode ser considerado um quilombo urbano segundo o Decreto nº. 4.887, de 20 de novembro de 2003, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No documento, há o entendimento de que a resistência cultural concentrada em um determinado espaço, mesmo que a sua população tenha tido mobilidade ao longo do tempo, é uma característica quilombola.

Quilombo urbano é um conceito que reconhece não só a história de resistência cultural mais também de afirmação da identidade afro-brasileira em grandes centros urbanos. Pensando assim o grupo que é filiado ao FENAL - Fórum de Entidades Negras de Alagoas, vem realizando em parceria com a Fundação de Ação Cultural de Maceió, Associação Comunitária Cultural e Esportiva Juventude e o próprio Fenal, encontros com grupos culturais, toda a última sexta-feira do mês.
Dia 30 de maio estará acontecendo a 4ª edição do evento. Os resultados têm superado as expectativas. Artistas, produtores culturais e população de maneira geral têm transformado o MIRANTE CULTURAL em um importante espaço de reafirmação da cultura afro-alagoana.
Um dos objetivos do Grupo Quilombo idealizador do projeto é a requalificação do espaço, transformando-o de fato em espaço de lazer para a comunidade. Nesse sentido, na 3ª edição do evento (25/04/2008) um abaixo-assinado foi passado entre os presentes, o qual será entregue ao poder público solicitando a viabilização do referido espaço de lazer.
Confira as atrações da 4ª edição ( 30/05/2008)
LOCAL: por trás da Rádio 96 FM, no bairro do Jacintinho.
• Bumba-Meu-Boi;
• Federação Alagoana de Capoeira – FALC e convidados;
• Grupo de Teatro o Arrebol – Espetáculo: Por Onde Anda a Poesia? (Matriz do Camaragibe);
• Hip Hop Questão de Alma;
• Coco de Roda Ganga Zumba de Alagoas;
• Grupo de Dança Afro Oju Omi Omoreuwá (além da apresentação, irá também fazer uma oficina ao ar livre com os presentes).
Contatos:
Sirlene Gomes: 8823-2517 / sirlenemyo@hotmail.com
Denivan Costa: 8858-6771 / denisangola@gmail.com
Viviane Rodrigues: 3033-2093 /vivianee.mail@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!