domingo, 25 de maio de 2008

Resposta da COJIRA-AL sobre nota de repúdio

Integrantes das Comissões de Jornalistas pela Igualdade Racial do Distrito Federal e de São Paulo emitiram uma nota de repúdio ao artista Maurício de Souza e o Jornal Estado de São Paulo, após ter publicado uma tira de quadrinhos no caderno TV&Lazer no último domingo (18.05). O material é considerado de teor racista, e mesmo não subscrevendo em tempo hábil a COJIRA/AL apóia a atitude dos colegas.

Resposta da Cojira/AL aos companheiros "cojirísticos"

Desculpe não ter respondido o e-mail a tempo de subscrever a carta ao Estado de São Paulo. É que resolvi consultar os demais integrantes da Cojira-AL e quando tive as respostas a carta já tinha sido enviada, o que fizeram muito bem.

No entanto, acho que vale informar que apesar de não haver unanimidade quanto ao assunto, por maioria, a Cojira-AL apóia a posição das Cojiras DF e SP. Contem conosco caso o assunto ainda necessite de outros posicionamentos.

A tira do Maurício de Souza em questão, infringe o artigo 20 da lei 9.459. de 13/05/1997: praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional é crime. Por mais engraçada que possa parecer uma piada, a consciência do ato discriminatório persiste naquele que conta e naquele que a escuta ou lê.
Parabéns pela rapidez na reação! Precisamos estar atentos, sempre. Vamos em frente! Um abraço a todos,


Valdice Gomes
Vice-Presidente do Sindicato de Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) e integrante da COJIRA/AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!