terça-feira, 20 de maio de 2008

Dia da África – 25 de maio

O dia 25 de maio é conhecido como o Dia da África, data que se comemora a fundação da Organização da Unidade Africana (OUA), hoje União Africana. Estabelecida em 1963, simboliza a luta e o combate dos povos do continente africano pela sua independência e emancipação.

Com 42 países, a África é o segundo continente mais populoso e mais extenso, depois da Ásia. Considerado o berço da humanidade por ter sido encontrado os mais antigos fósseis de hominídeos com cerca de cinco milhões de anos, o continente foi saqueado por vários anos e ainda sofre com as conseqüências como: a desigualdade social, a fome, baixa escolaridade, insuficiência em relação ao acesso de água potável, ausência de saneamento básico em muitos locais, dentre outros.

O último informe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) assinala que, dos últimos 50 países com o Índice de Desenvolvimento mais baixo, 40 são africanos. Cerca de 936 milhões de pessoas vivem na África, delas, 315 milhões encontram-se na pobreza, apesar das enormes riquezas do continente.

A humanidade possui uma dívida histórica, precisa reconhecer a riqueza sócio-cultural e garantir o fortalecimento do continente africano. Os países africanos já começaram a fazer sua parte, buscam acabar com o estereótipo de inferioridade e a subordinação que o seu continente sofre há séculos. De forma organizada e solidária, visam à unificação dos povos num só objetivo: criar as condições necessárias para a construção de um futuro melhor, socialmente e economicamente, para as novas gerações.


Ufal: Convênio PEC-G

A Universidade Federal de Alagoas também festejará o Dia da África, já que possui um importante convênio de integração África-Brasil, o PEC-G: Programa Estudantil Convênio de Graduação. Ao todo, são 95 acadêmicos africanos oriundos dos países onde se fala o Português – Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Angola e Moçambique – 70 na graduação e 25 na pós-graduação, nos mais variados cursos.

Os acadêmicos africanos comemoram os 45 anos da criação da Organização com a realização de palestras no auditório do ICHCA, iniciadas na segunda (19.05). Também será realizado um amistoso internacional de futebol de salão entre o Continente Africano x Brasil, respectivamente, representados pelos alunos africanos e do Curso de História.

Para encerrar a semana de integração acontece no dia 24 a conhecida Festa Africana, no Centro Esportivo Canarinho localizado no bairro do Farol em Maceió, a partir das 21h. Os ingressos custam R$15, mais informações: 9924-6386 (Ismael) e 8864-6095 (Wagner).


Paraíba também discute a África

A cidade de João Pessoa, capital paraibana, sedia nessa semana a 1ª Conferência Internacional sobre Pobreza e Desenvolvimento, que acontece paralelamente com a 1ª Semana Acadêmica e Cultural Africana, atividades alusivas ao Dia da África, comemorado em 25 de maio.

Pesquisadores da ONU estarão participando e discutindo programas para os países do continente africano e outros países que sofrem com a desigualdade social. Veja mais informações no site: www.africanospb.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!