quinta-feira, 1 de maio de 2008

Grupo Muzenza comemora os 36 anos em grande estilo


Por: Helciane Angélica
Jornalista; integrante da Cojira/AL e do Anajô


Um dos mais conhecidos e tradicionais grupo de capoeira, o Muzenza, fundado em 05 de maio de 1972, comemorará o seu aniversário em grande estilo. São 36 anos de trajetória sócio-política-cultural, conquistas e desafios, atuando, em 26 estados brasileiros e 25 países.


Em Alagoas, o Dia Mundial da Muzenza será festejado neste domingo (04.05) com uma grande roda de capoeira na Praia da Pajuçara a partir das 10hs. Estima-se a participação de 100 capoeiristas, que representarão os 06 núcleos alagoanos localizados no Clima Bom, Complexo do Benedito Bentes, Jacintinho, Chã da Jaqueira, Pestalozzi e no município de União dos Palmares. Também estão convidados os capoeiristas integrantes de outros grupos.


O Muzenza visualiza a capoeira como filosofia de vida e trabalho. Voltado para as raízes da capoeira, introduziu essa modalidade em clubes, quartéis, escolas, academias, comunidades carentes e negras. Busca desenvolver o nível técnico, teórico e didático-pedagógico dos capoeiristas, além de valorizar os Mestres experientes, como representantes autênticos da manifestação cultural genuinamente brasileira.


A capoeira é uma das principais riquezas da cultura afro-brasileira. Praticada em 164 países é uma mistura de dança, música, esporte, arte e brincadeira. Divide-se em estilos: angola, regional e contemporânea (criada recentemente) – executados por capoeiristas das mais variadas classes sociais e faixas etárias, sem discriminação quanto à religião, raça e gênero.

Serviços:
http://www.muzenza.com.br/
Mestre Marcelo Girafa (coordenador do Muzenza/AL): (82) 8808-9366

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!