quinta-feira, 8 de maio de 2008

Cojira e Guesb realizam seminário sobre mídia e religiosidade afro

A Comisssão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Alagoas), do Sindicato dos Jornalistas (Sindjornal), realiza em parceria com o Grupo União Espírita Santa Bárbara (Guesb), o seminário “120 anos de Resistência: mídia e a religiosidade afro”. O evento faz parte de uma série de atividades organizadas com o objetivo de promover momentos de reflexão sobre os 120 anos da abolição da escravatura e as desigualdades sociais que atingem a população negra no Brasil.

O Seminário será realizado neste sábado (10.05) na sede do Guesb, situado à rua São Pedro, nº 10, no conjunto Vilage Campestre II, a partir das 9h. Haverá ônibus para transportar os interessados em participar do evento, saindo da praça Sinimbu, no Centro, impreterivelmente, às 8h. O retorno está marcado para às 18h, e as inscrições são gratuitas. O seminário pretende desmitificar a religião afro, explicando sua contribuição sócio-cultural e o papel da mídia nesse contexto.

A programação tem início às 9h, com mesa de abertura, depoimento da ialorixá Neide de Oxum, orientadora espiritual do Guesb, seguido da exibição de um documentário sobre a religião afro e comentário do professor Dalmer Pacheco, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e debate.

Após o almoço cultural, às 14h, o seminário prossegue com a palestra “Abordagem da mídia sobre a religião afro e o impacto na sociedade”, tendo como palestrante a cientista social Ana Cláudia Laurindo e a jornalista Valdice Gomes, da Cojira-AL e vice-presidente do Sindjornal, que vai falar sobre os avanços e desafios das Cojiras no Brasil.

Às 16h, o tema em debate será “Desmitificando a religião afro e conhecendo sua contribuição sócio-cultural, tendo como palestrantes a ialorixá Mirian e o babalorixá Célio Rodrigues.

As inscrições podem ser feitas pelos telefones 3378-7317 (falar com Luciana), 3326-9168 (Sindjornal) e 9999-1301 (falar com Valdice). Podem participar jornalistas, estudantes de jornalismo, integrantes do movimento negro e demais interessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!