sexta-feira, 2 de maio de 2008

"Berimbau é instrumento de quem tem poucos neurônios", diz coordenador de medicina da UFBA

Bruno Aragaki
Em São Paulo


Depois de afirmar que os alunos da UFBA (Universidade Federal da Bahia) foram mal no Enade (antigo provão) "por causa do baixo QI (coeficiente de inteligência) dos baianos", o coordenador de medicina da universidade, Antônio Dantas, 69, foi além e disse: "o berimbau é o tipo de instrumento do indivíduo quem tem poucos neurônios".

Em entrevista à rádio BandNews FM de Salvador nesta quarta-feira (30), Dantas não retirou as declarações feitas à Folha de S.Paulo sobre os baianos e sobre o instrumento musical utilizado na capoeira.


Reações

As declarações do coordenador provocaram reações dentro e fora da comunidade acadêmica. O Senado e os Ministérios Públicos Federal e Estadual pediram ao reitor da UFBA, Naomar Almeida, o afastamento do professor.

"Embora não faça referência direta à questão étnica, a declaração caracteriza preconceito racial e em relação à população baiana", disse o promotor de Justiça e combate à discriminação racial do MP-BA, Almiro Sena.

O representante dos estudantes de medicina, Alencastro Vinícius Vilas Boas, classificou as declarações do coordenador de "piada". Vilas Boas justificou as médias baixas no Enade com um "boicote promovido pelas organizações estudantis, que são contra a prova". O estudante afirmou ter enviado à reitoria documento pedindo afastamento do coordenador.

Segundo a assessoria de imprensa da UFBA, a demissão do coordenador não cabe ao reitor, mas à "congregação do curso", formada por professores e alunos. "Na hipótese de Dantas pedir demissão do cargo, ela será imediatamente aceita pelo diretor da Faculdade", disse a assessoria.
Fonte: Provedor UOl ; Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!