sábado, 17 de maio de 2008

Cojira-AL lança coluna AXÉ

A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de Alagoas (COJIRA-AL) implantou na semana dos “120 anos de abolição e resistência” a Coluna AXÉ, precisamente no dia 13 de maio. A produção midiática será publicada semanalmente no jornal Tribuna Independente.
Interligada ao Sindicato de Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal), a Cojira-AL foi instalada no dia 24 de novembro de 2007. Desde então, busca interagir com os diversos segmentos afros, além de desenvolver a interlocução com os meios de comunicação.

Atualmente, existem seis núcleos no Brasil que trabalham as questões étnicos-raciais no movimento sindical de jornalistas, são eles: Núcleo de Jornalistas Afro-Brasileiros do Rio Grande do Sul e as Comissões de Jornalistas pela Igualdade Racial (COJIRAS) em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Alagoas e Bahia.

A coluna Axé será uma importante ferramenta de trabalho para divulgar as atividades políticas-culturais das mais variadas instituições que trabalham a História e a Cultura Afro-Brasileira; denunciar os casos de racismo e intolerância religiosa; estimular a identidade étnica promovendo a auto-estima do povo afro-brasileiro; além de refletir sobre o papel da mídia nesse contexto.

Todas as terças-feiras, primeiro dia útil dos impressos alagoanos, será possível conferir a mídia afro na ativa. A coluna Axé já possui um formato padrão, meia página colorida no formato stand, preenchida com: editorial, notas informativas, curtas e fotos. Pela primeira vez no Estado de Alagoas, uma entidade conquistou um espaço periódico para abordar a temática afro.

O sucesso da coluna Axé também depende de você, faça sua parte! Contribua com o envio de informações para o email cojira.al@gmail.com, seu material poderá igualmente ser utilizado neste blog.


Veja a primeira edição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!