O Núcleo de Cultura Afro Brasileira Iyá Ogun-té, entidade filantrópica, sem fins lucrativos, de utilidade pública, Municipal e Estadual, hoje, Ponto de Cultura e Ponto de Leitura conveniado ao Ministério da Cultura-MINC em conjunto com as federações e o movimento das casas de axé tem a honra de convidá-lo para participar do ato “Xangô Rezado Alto - Fomento a integração das casas de axé”.
A atividade acontecerá hoje (02) as 17h, visa informar à população sobre as leis de combate à Intolerância Religiosa de Matriz Africana, com isto elevando à auto estima do cidadão afrodescendente das comunidades tradicionais de terreiros.
O ato simbólico em nome de todos os que tombaram pela religião, seguirá com um cortejo afro religioso pelas ruas da cidade, contrapondo-se ao “QUEBRA DO XANGÔ”, fato histórico ocorrido em nossa cidade em 1912, quando uma milícia particular formada com intenções eleitoreiras decidiram não respeitar a cidadania da população e invadiram agressivamente os terreiros de Maceió, quebrando artefatos, humilhando os sacerdotes e sacerdotisas, destruindo espaços sagrados e levando um grande número de pessoas à morte.
A legitimação do dia 02 de Fevereiro como Dia Municipal e Estadual de Combate à Intolerância Religiosa é resultado de uma articulação do Ponto de Cultura, das casas de axé de Alagoas, Federações com os gestores Municipais e Estaduais.
Segue a proposta de programação:
“Dia de Combate a Intolerância Religiosa de Matriz Africana”
17h – Concentração dos Religiosos na praça 13 de Maio no poço (ao lado do SESC)
18h – Ato Religioso com entrega de flores em memória a todos que sofreram com o QUEBRA de 1912
18h30 – Cortejo Afro Religioso em direção a Praça ao lado da Sinimbu
19h - Entrega simbólica da lei por autoridades aos sacerdotes e sacerdotisas de matriz africana e fala dos gestores e representantes religiosos sobre a importância da lei
20h – Canto de aclamação a Paz com a revoada de Pombos e plantio de muda de árvore sagrada
20h30 – Apresentações culturais: Afoxé Odô Iyá, Orquestra de Tambores, Omim Morewá, Baque Alagoano, entre outros.
Célio Rodrigues: (82) 9908-0101 / rodriguesaguas@ibest.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua mensagem!
Axé!