quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Jornalistas exigem recorte étnico na Conferência Nacional de Comunicação

As Comissões de Jornalistas pela Igualdade Racial de Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo, distrito Federal e Bahia, junto com o Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do Rio Grande do Sul enviaram ofício ao ministro das Comunicações, Hélio Costa, solicitando que a questão étnico-racial seja incluída entre os temas centrais, e porque não dizer transversais, da programação oficial da Conferência Nacional de Comunicação, prevista para dezembro de 2009.
Veja o documento na íntegra.


A/C do Gabinete do
Ministro das Comunicações, Helio Costa
Assunto: Conferência Nacional de Comunicação


Dirigimo-nos à Vossa Excelência, Ministro Helio Costa, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, a propósito da reunião a ser realizada em nove de fevereiro do corrente (segunda-feira) no Ministério das Comunicações em que, segundo a imprensa, serão definidos os temas centrais a serem abordados pela Conferência Nacional de Comunicação, prevista para dezembro de 2009.

Sendo esta Conferência aberta à participação de todos e reproduzida nos âmbitos municipal e estadual, solicitamos a atenção de V.Exª ao documento, em anexo, que sistematiza as propostas de recorte étnico-racial, com foco na população afro-descendente, do Comitê de Luta pela igualdade Racial e pela Democratização da Comunicação do Comitê FNDC-Bahia (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação) divulgadas em julho de 2008.

Em linhas gerais, este documento aponta possíveis soluções para os problemas que articulam a comunicação social no Brasil e a população negra, bem como a todas as pessoas que lutam para a superação do racismo, especialmente o institucional, em nosso país. Por isso, reivindicamos à V.Exª que na citada reunião nesta segunda-feira (09/02/09), seja a questão negra incluída entre os temas centrais, e porque não dizer transversais, da programação oficial da Conferência Nacional de Comunicação.

Cabe ainda ressaltar a relevância em ser destacada, na Conferência, o combate a toda e qualquer manifestação de intolerância religiosa, que em vários momentos atinge preferencialmente as imagens e o conceito das religiões de matrizes africanas.
Antecipadamente agradecemos ao atendimento desta nossa reivindicação e aguardamos V.Exª em nosso estado para, com a sua presença, animar ainda mais o debate e a construção da Conferência Nacional de Comunicação.

Comissões de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira) dos Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e dos estados de Alagoas, São Paulo, Distrito Federal e Bahia.

Núcleo de Jornalistas Afro-Brasileiros do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul.

Quilombo Brasil e Rádio Mama Terra (www.mamaterra.org)

Memória Lélia Gonzalez (RJ)

Agência de Notícias Afropress (www.afropress.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!