terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Beltrão pede ações para quilombolas alagoanos


Hoje existem 22 comunidades reconhecidas, que vivem em 16 municípios do Estado de Alagoas


O deputado federal Joaquim Beltrão (PMDB-AL) esteve com a gerente de Políticas para Comunidades Tradicionais, Ivonete Carvalho, solicitando a priorização de projetos para atendimento às comunidades quilombolas do Estado de Alagoas, que “estão vivendo sem as mínimas condições de dignidade humana e, por isso, necessitam da intervenção do governo federal, para que possam sair desta grave situação em que se encontram”, disse o parlamentar.

Joaquim Beltrão adiantou que as prefeituras dos municípios em que essas comunidades são reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares, deverão apresentar um diagnóstico da real necessidade de cada uma. A partir daí, promover políticas públicas de promoção da igualdade racial desenvolvidas pelo Estado ou municípios com recursos federais.

Na oportunidade, ele ainda informou à gerente que também será dada oportunidade para que outras comunidades sejam reconhecidas oficialmente, para ter condições de participar do programa do governo federal, denominado “Brasil Quilombola”, uma ação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Hoje existem 22 comunidades reconhecidas, que vivem em 16 municípios do Estado de Alagoas, mas algumas não dispõem do básico para educação, saúde e infra-estrutura (água, esgoto, módulos sanitários). “Não há cidadania e nem dignidade humana nesses locais”, enfatizou Joaquim Beltrão.

Para minimizar esta situação, o deputado Joaquim Beltrão apresentou sugestões de ações para as diversas comunidades quilombolas do Estado situadas nos municípios de Arapiraca, Batalha, Cacimbinhas, Major Izidoro, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras e Taquarana.


Pedido de Comunidade


Sabendo do trabalho que o deputado Joaquim Beltrão vem realizando junto ao governo federal, para conseguir recursos e viabilizar projetos, a Secretaria de Assistência Social de Palmeira dos Índio solicitou apoio para as 350 famílias quilombolas que formam a comunidade Tabacaria. A associação quer o apoio do parlamentar para que faça gestões junto ao Dnocs e a Funasa para providenciar a perfuração e instalação de um poço artesiano e um dessalinizador, para que a água seja consumida pela população.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!