sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Alagoas: Escolas de samba fazem últimos preparativos para desfilar na Avenida

Desfile terá início às 20h, na Avenida da Paz, amanhã (21)


As cinco agremiações que irão se apresentar no Desfile das Escolas de Samba de Maceió, no próximo dia 21, na Avenida da Paz, estão fazendo os últimos preparativos para a apresentação. Na manhã da última sexta-feira (13), representantes da Liga das Escolas se reuniram com o Coronel Luciano Silva, do Comando de Policiamento da Capital (CPC) para discutir sobre a segurança no evento.

“Está tudo quase pronto para o desfile. Estamos fazendo os últimos acertos, estamos vendo essa questão do policiamento, da estrutura para fazermos uma festa bem bonita, com muita animação e sem violência, como acontece todos os anos. O nosso desfile, além de tudo, tem muita tranquilidade e é acompanhado por muitas famílias”, colocou Nivaldo Santana, presidente da Liga das Escolas de Samba.

Esse ano, ao contrário do que aconteceu em 2008, haverá competição entre as agremiações. A apuração dos votos do jurado acontece na quinta-feira depois do Carnaval, dia 26, às 15 horas em local ainda a ser definido. A contagem deverá ser acompanhada por representantes da Secretaria Estadual de Cultura, Fundação Municipal de Ação Cultural, Secretaria Municipal de Turismo e da Liga das Escolas.

“O ano passado, sem apoio, a gente apenas desfilou, mas houve desmotivação. Muitas escolas pensavam que iam ter a verba e não receberam, o que causou prejuízo para alguns. Outro ponto foi o local do desfile, mas nada contra o bairro do Vergel, nem contra as pessoas, apenas não era o lugar ideal para o evento. Esse ano vai ser muito melhor e teremos estrutura de camarote e arquibancada. Estamos com apoio dos governos estadual e municipal”, colocou Santana.

As três primeiras colocadas no desfile serão agraciadas com prêmios que ainda estão sendo definidos. “Estamos correndo atrás”, garante Santana. Mesmo ainda com essa indefinição, o presidente da Liga disse que, como forma de estímulo, a escola campeã terá, para o próximo Carnaval, 15% a mais da verba que será destinada às agremiações. A segunda e a terceira colocadas receberão 10% e 5%, respectivamente.

Novidades

Segundo o presidente da Liga, as escolas levarão muitas novidades para a Avenida esse ano. Mas, tudo é segredo para não “estragar” a surpresa, diz ele. As cinco agremiações devem levar cerca de 2.500 pessoas ao desfile. Santana coloca que o clima, apesar de ser de disputa, terá tranqüilidade.

“A gente tem uma regra que é a seguinte: se alguém desfila bêbado, a escola é penalizada. Tudo é muito calmo, não temos briga. Em todos os anos, nunca foi registrada nenhuma ocorrência grave. Os integrantes das escolas vão apenas para brincar o Carnaval. Além do policiamento dos militares, nós também temos os seguranças da Liga, para garantir que tudo ocorra dentro da mais pura normalidade”, disse Santana.

Ordem de desfile das escolas
Girassol
Arco-Íris
13 de maio
Jangadeiros
Gaviões da Pajuçara


Desfile contará com cinco participantes na passarela


De acordo com as regras definidas pela Liga das Escolas de Samba, cada escola terá 50 minutos para percorrer o trajeto do Coreto em Jaraguá, até a curva do estacionamento, finalizando em frente ao prédio da Associação Comercial. O desfile começa às 20h, e a comissão julgadora será composta por profissionais ligados ao carnaval indicados pela Secult e pela Liga das Escolas.


Girassol

Com o enredo "Mãe natureza que beleza. Se bem cuidada vida é saúde com certeza", a escola Girassol abre o desfile. Os quase 450 componentes estão na briga pelo tricampeonato. A confiança vem da boa execução da bateria, com o mestre José Carlos, e, também, do conjunto e união em todos da escola.

Fundada em 23 de fevereiro de 1983, a Girassol tem sua sede no conjunto Joaquim Leão e é presidida por Ivan Nicácio. "Vamos entrar neste carnaval para defender nosso título. Após duas conquistas fantásticas não podemos enfraquecer. O público pode aguardar muitas surpresas na avenida", destaca Ivan.

Arco-Íris

Após a Girassol, a Arco-íris vai entrar na avenida com o enredo "Paulo Jacinto, uma história de glória". Com apenas um título em sua história, a agremiação buscou inspiração na cultura do município e, em especial, na riqueza do pastoril e do reisado. Também quer resgatar a memória de Paulo Jacinto Tenório, fazendeiro que fez a doação de terras para passagem da estrada de ferro, originando o município. Serão 400 componentes comandados pelo intérprete e presidente da escola Severino Ramos da Luz. "Não é fácil fazer carnaval de escola de samba. Estamos nesta luta e este ano será um momento muito especial. Seremos campeões", exalta Severino. Fundada em 15 de maio de 1989, a Arco-íris tem sede no Jacintinho.

13 de maio

A terceira escola a desfilar em Jaraguá vai ser a 13 de Maio, que tem o seu nome ligado a sua data de fundação, em 1972. O enredo - "Viagem de um sonhador sob o céu do paraíso da águas traz a exaltação às belezas naturais de Alagoas” - chega como forte concorrente e vai contar com a empolgação de mais de 550 componentes.

A agremiação, sediada também no Jacintinho, nunca conquistou um título de carnaval. "Ficamos várias vezes como vice e este ano vamos mudar esta história. O trabalho está sendo executado com muito carinho por todos e a animação é contagiante. Estamos ensaiando firme três vezes por semana para dar um verdadeiro show no dia do desfile", justificou o presidente da escola, Albérico Cavalcante.

Jangadeiros Alagoanos

Em seguida, a maior detentora de títulos da história dos carnavais maceioense — a Jangadeiros - desfila com o enredo "Coração, a máquina da humanidade, símbolo de amor e vida. Dr. Wanderley, a serviço do coração da gente". A homenagem ao cardiologista José Wanderley Neto, um dos mais respeitados profissionais da sua área dentro e fora do Estado e atual vice-governador de Alagoas é a aposta da escola para buscar outro troféu.

O presidente, Afrânio Almeida, destaca a grandeza da agremiação, que foi fundada em 26 de julho de 1972 e, desde então, obteve 11 vitórias e seis vice-campeonatos. Este ano, 600 componentes, com destaque para a passista Flora, participam do desfile comandados pelo intérprete Flávio de Souza e pelos mestres de bateria Robério e Roberto. “A homenagem ao “Dr. Wanderley” partiu de uma idéia do nosso intérprete Flávio, que está na escola desde os anos 70 e já foi paciente do vice-governador”, disse Afrânio Almeida.

Gaviões da Pajussara

Com o enredo "Delmiro Gouveia, o Mauá do Sertão", os mais de 600 componentes da escola Gaviões da Pajuçara encerram o desfile, colocando em evidência a vida e obra do cearense, de coração alagoano, que foi o pioneiro na eletrificação no Brasil.

"Delmiro Augusto da Cruz Gouveia foi o industrial brasileiro que fez a usina hidroelétrica da cachoeira do Angiquinho, em Paulo Afonso. É um grande nome para ser homenageado", destaca um dos diretores da escola, José Hilton.

Fundada em 12 de maio de 2000, a Gaviões é a mais nova entre as agremiações, mas já possui dois títulos em sua sala de troféus. Um dos grandes destaques da escola é o mestre Fuá, que comanda a bateria.

Fonte: Jornal Alagoas em Tempo (Edição 362 - 16 a 22 de fevereiro) / Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!