quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Escolas de samba

No carnaval, a riqueza afro encontra-se nos temas, na beleza das passistas, na qualidade do samba e na alegria do povo brasileiro!

Por: Helciane Angélica
Jornalista /Integrante da Cojira / Presidente do Anajô



A “Deixa Falar” foi a primeira escola de samba do Brasil, fundada em 18 de agosto de 1928, na cidade do Rio de Janeiro, estreou oficialmente no carnaval no ano seguinte. O termo “escola de samba” foi escolhido, porque na rua Estácio onde aconteciam os ensaios, havia uma Escola Normal, daí o nome.

Com o sucesso e a animação dos moradores da região, estimulou a criação de outras agremiações de samba; atualmente há escolas de samba em quase todos os estados brasileiros e em muitos países do mundo. Nas primeiras décadas, as escolas de samba não possuíam toda estrutura e organização como agora; eram organizadas de forma simples, com poucos integrantes e pequenos carros alegóricos. A competição entre elas não era o mais importante, mas sim a alegria e a diversão.

Ultimamente, a luxuosidade, criatividade e modernidade são ferramentas essenciais que enaltecem principalmente as representantes do Rio de Janeiro e São Paulo, que se preparam durante um ano inteiro e movimentam milhões para a economia carnavalesca, além de atrair turistas de várias partes do Brasil e do planeta.


Temática Afro


Nas noites 20 e 21 de fevereiro, no Sambódromo, desfilam ao todo 14 escolas de São Paulo; já no Rio de Janeiro são 12, que percorrerão a Marquês de Sapucaí, nas noites de 22 e 23. O samba-enredo é um dos quesitos utilizados no julgamento dos desfiles, deve retratar o enredo escolhido pela comissão de carnaval da escola.

Com temas variados, abordam histórias diferenciadas, exaltam personalidades e destacam fatos importantes no desenvolvimento da humanidade, aliando diversão com conhecimento e também sensualidade. Porém, têm alguns deste ano que merecem destaque na Coluna Axé*: "Uma nova Angola se abre para o Mundo! Em nome da paz, Martinho da Vila canta a liberdade!" (Tom Maior-SP); “Tambor” (Acadêmicos do Salgueiro-RJ); “A Mangueira traz os Brasis do Brasil, mostrando a formação do povo brasileiro” (Estação Primeira de Mangueira-RJ); “Vira Bahia, pura energia!” (Unidos do Viradouro-RJ). Vale a pena conferir!


(*) As informações também foram divulgadas na Coluna Axé - jornal Tribuna Independente (17/02/2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!