terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Central dos Movimentos Populares cria Setorial da Negritude, em Alagoas

A Central do Movimento Popular em Alagoas realiza dia 07 de janeiro de 2009, às 14 horas no auditório do Sindicato dos Bancários plenária temática, tendo como objetivo apresentar as proposições nacionais para a articulação e construção do setorial da negritude.

Segundo a coordenadora nacional do setorial em proposição, Clementina Pereira Correia, essa ação foi deliberação coletiva dos membros que compõem a comissão nacional da CPM, em reunião ocorrida em Brasília, na última semana de dezembro de 2008 e visa não só criar o espaço dialógico dentro do movimento, como também selecionar três entidades afros para participação na plenária nacional que acontecerá em Brasília, no mês de março.

Da programação consta a palestra da coordenadora do Projeto Raízes de África (ONG Maria Mariá) professora Arísia Barros sob o tema Análise Conjuntural das Ações Afirmativas (Ações estaduais, nacionais e globais).

A palestra tem como objetivo criar um espaço de reflexão e avaliação sobre o processo de implantação e trajetória das ações afirmativas em um universo mais amplo, identificando seus avanços e limitações. Será dado o enfoque especial para a implementação da Lei Federal nº 10.639/03, que completa seis anos no próximo dia 09 de janeiro de 2009.

A lei federal criou a obrigatoriedade do ensino da África e dos afro descendentes e o estudo das relações inter-raciais no currículo escolar. O estado de Alagoas conta com o pioneirismo da Lei estadual n°6.814/07, sancionada em 02 de julho de 2007.

Após a palestra haverá elaboração de propostas pelos grupos de trabalho e apresentação das mesmas em plenária propondo a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Com essa iniciativa a Central dos Movimentos Populares, que em Alagoas é coordenado pelo Sr. José Cláudio, busca ressignificar a importância dos movimentos populares na dinâmica de construção de novos e mais abrangentes parâmetros sociais, sintetiza Clementina Pereira.


Serviço:
O que? Plenária da Central do Movimento Popular
Quando? 07 de janeiro de 2008
Onde? Sindicato dos Bancários
Rua Barão de Atalaia, 50, Centro. Maceió-Alagoas
Fonte: Assessoria

2 comentários:

  1. ALGUÉM PODE ME DIZER PORQUE AINDA NÃO FIZERAM NADA PELAS CRIANÇAS QUE ESTÃO NA ORLA DA PAJUÇARA EM MACEIÓ?
    > Há 4 anos que viajo pra Maceió e sempre vejo o mesmo quadro de abandono das crianças de rua, que ficam mendigando, prostituindo, se drogando ali na Pajuçara... estranho, um bairro nobre, cheio de hotéis e nada fazem pra mudarem a situação, que logicamente seria bom para todos, a rede hoteleira, os turistas, os moradores e principalmente as crianças que se beneficiariam com um projeto social para elas, porque não adianta tirá-las dali e não mudar a situação delas, pois aí estaria somente transferindo o problema de lugar....

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito feliz em receber seu email e em saber que existem já algo sendo feito pelas crianças... Mas parece que tem sido pouco eficaz, será que não teria como a rede hoteleira, os moradores juntamente com o governo local elaborassem um projeto social onde se poderia atender as necessidades de todos, tipo juntando a fome com a vontade de comer? rsrsrs... Desculpe já me explico...
    Achei o máximo você ter abordado a questão de que o problema é de todos, e não de um só, e por isso, como turista também vejo que é um problema meu e por isso tenho me sentido incomodada com a questão, pois sempre me hospedo nos hoteis da Pajuçara ( VERDE MAR E ENSEADA) e ainda terei o prvilégio de me Hospedar no PAJUÇARA, se Deus quiser! rsrsrsrs...
    Já que você me permitiu esse espaço de diálogo, será que não seria possível a criação de um local apropriado na orla, tipo um pavilhão para feiras onde somente essas crianças que ali ficam exporiam trabalhos por elas feitos, juntamente com um conselho tutelar forte, polícia militar, entre outros no controle de não permitirem o retorno delas na Orla mais, onde volatriam a prática prostituir, drogar, mendingar...
    Enfim, a formação de um debate entre todos os envolvidos ( até mesmo os turistas! Acredito que isso seria muito bem visto e aumentaria mais o turismo na região!)
    Estou disposta a fazer algo, podem contar comigo!
    Agradeço a atenção
    e como já disse... estou a disposição!
    Um grande abraço!
    Amélia

    ResponderExcluir

Agradecemos sua mensagem!
Axé!