quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Anajô participa do CONNEB no Pará


O Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, organização não governamental de Alagoas interligada ao movimento social negro, participará do Fórum Social Mundial em Belém (PA) no período de 27 de janeiro a 1º de fevereiro de 2009.

A diretora Maria Madalena da Silva (foto) foi escolhida para representar a entidade no encontro devido a disponibilidade e comprometimento social, além disso, atua na área sindical, é a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado em Alagoas (Sintep). Também foi eleita delegada para o Congresso de Negros e Negras do Brasil e será uma das representantes do Estado.

De acordo com a presidente do Anajô, Helciane Angélica, mesmo diante das dificuldades financeiras a entidade não poderia ficar ausente do processo. “O Anajô busca fortalecer a luta dos afrodescendentes, preza pela formação de seus membros e a troca de experiências, e o Fórum representa tudo isso. Num mesmo espaço, lideranças comunitárias, sindicalistas e ativistas de vários segmentos, com culturas diferentes e de várias partes do mundo estarão discutindo temas importantes e polêmicos, expondo suas opiniões e propostas para o desenvolvimento sóciopolítico e econômico mundial. Enfim, mesmo com as inúmeras dificuldades não poderíamos ficar de fora do evento”, afirmou.


CONNEB


O Congresso de Negros e Negras do Brasil (CONNEB) acontecerá nos dias 29 a 31 de janeiro, e encontra-se na programação do FSM. Pretende-se reunir 600 delegados, ativistas oriundos de várias partes do país que juntos terão como meta: a construção de um documento, chamado Projeto Político do Povo Negro para o Brasil.

Alagoas teve direito a 14 delegados no máximo (quantidade determinada pela comissão organizadora, relacionada à proporção de negros na população de cada Estado), mas outras pessoas podem participar na condição de observadores.

Os outros representantes indicados foram: Arísia Barros (Ong Maria Mariá); Benedito Jorge Da Silva (Pastoral da Negritude - Igreja Batista Do Pinheiro); Djalma Roseno Filho (Associação de Grupos Culturais e Entidades Negras De União Dos Palmares - Agrucenup); Ednaldo Minervino (Juventude Negra do PT-AL); Jorge Luis Riscado (Afroatitude – Ufal); Marlúcia Cordeiro Oliveira (Unegro-AL); Noelma Sandra Da Silva Santos (Sintufal/Cut); Marta De Carvalho Silva (Mulheres Negras/ Unegro-AL); Vera Falcão (Associação Dos Falcêmicos De Alagoas).

Mais informações sobre o encontro e a programação completa podem ser encontradas no site: http://www.conneb.org.br/.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!