terça-feira, 16 de novembro de 2010

Zezé Motta abre programação da Semana Esmal da Consciência Negra

Evento acontece de 16 a 19 de novembro e cultura afro é tema das atrações da Semana


A cantora e atriz Zezé Motta é a convidada do Programa Esmal Cultural para a abertura das comemorações da Semana Esmal da Consciência Negra. A interprete apresentará o show “Zezé e suas Canções”, dia 16 de novembro, a partir das 20h30min, no auditório da Escola Superior da Magistratura de Alagoas. Na mesma noite, a partir das 19h, o público confere o lançamento seguido de sessão de autógrafos do livro “O Diário de Dandara”, das autoras Claudia Lins e Elis Lopes. Na galeria do memorial Esmal, no mesmo horário, estará aberta para visitação pública a mostra fotográfica “Tambores de Palmares”, que reúne imagens dos fotógrafos Marco Antônio e Cleide Oliveira.

Atriz atuante com participação em mais de 25 filmes e incontáveis novelas, Zezé Motta conquistou lugar de honra no coração do público brasileiro por interpretar personagens marcantes que traduzem a força e a luta das mulheres afro-descendentes. Foi assim quando viveu a exuberante “Xica da Silva”, no longametragem do alagoano Cacá Diegues, e com Dandara, guerreira mulher de Zumbi, vivida pela atriz no filme “Quilombo”, também de Diegues. De volta a Maceió, onde esteve este ano cantando Elizete Cardoso, Zezé promete encantar o público da Esmal com um repertório envolvente e sua voz inconfundível.

Cultura Afro é tema das atrações da semana

A Programação da Semana Esmal da Consciência Negra terá a duração de quatro noites inteiramente dedicadas a celebração da cultura afro-brasileira. Além de shows musicais, está prevista uma palestra no dia 17 de novembro, às 19h, com a juíza baiana Luislinda Valois, primeira juíza negra do Brasil, vencedora do prêmio da Revista Claudia 2010, categoria políticas públicas. Na mesma noite o público confere show com a cantora alagoana Roberta Aureliano.

Na quinta-feira, 18, a programação será inteiramente dedicada a poesia, com recital de Hélen Queiroz e atores alagoanos convidados, seguida de apresentação da Orquestra de Tambores de Alagoas.

A sexta-feira, marca o último dia de eventos da Semana Esmal da Consciência Negra, com show da cantora Rita Ribeiro e sua Tecnomacumba.Um palco será montado no estacionamento da Escola da Magistratura para receber a artista maraenhense. E o mais interessante é que esta apresentação, bem como toda a programação da Semana da Consciência Negra da ESMAL é inteiramente gratuita.

No som que Rita Ribeiro apresenta no show há é mistura de MPB, sons eletrônicos, com variações em levadas da música afro-brasileira, samba, ijexá, funk, reggae. No roteiro, música existente no CD homônimo e no DVD. Entre elas "É d'Oxum" , "Oração ao Tempo" (Caetano Veloso), "Cavaleiro de Aruanda" (Tony Osanah), "Domingo 23" (Jorge Ben), "Xangô, o Vencedor" (Ruy Maurity) e "Rainha do Mar" (Dorival Caymmi).


Programação Semana Esmal da Consciência Negra

16 de novembro - terça-feira

19h – Lançamento do Livro O Diário de Dandara

Sessão de Autógrafos com as escritoras Claudia Lins e Elis Lopes

Abertura da Mostra fotográfica Tambores de Palmares

Fotógrafos Marco Antônio e Cleide Oliveira

20h30 – Show com Zezé Motta

Zezé e suas canções


17 de novembro – quarta-feira

19h - “A Mulher Negra nos Três Poderes da República”

Palestra com Luislinda Valois – primeira juíza negra do Brasil

Vencedora do Prêmio da Revista Claudia 2010 – categoria Políticas Públicas

20h30 – Show com a cantora alagoana Roberta Aureliano


18 de novembro – quinta-feira

19h - Noite da Poesia: Recital com Hélen Queiroz e atores alagoanos, participação da cantora Leureni e Miran Abys e Orquestra de Tambores de Alagoas


19 de novembro – sexta-feira

20h - Show Tecnomacumba com Rita Ribeiro



Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!