sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Personalidades negras são agraciadas com Comenda Dandara

Honraria foi iniciativa da vereadora Fátima Santiago e objetivou homenagear pessoas que se destacaram nas ações relativas à luta pela diversidade étnico-racial

Marcada por muita emoção, música, dança e poesia, a entrega da Comenda Dandara, ocorrida durante a tarde desta quinta-feira (11), no plenário da Câmara Municipal de Maceió, homenageou personalidades negras do nosso estado, pela constante luta em prol da diversidade étnico-racial em Alagoas. De iniciativa da vereadora Fátima Santiago (PP), a solenidade agraciou o presidente da Comissão de Defesa das Minorias Étnico-Sociais da OAB/AL, Alberto Jorge Ferreira dos Santos, o ativista Helcias Roberto Paulino Pereira e a Ialorixá Mãe Mirian.
O evento contou com a presença de diversas autoridades representando a Secretaria Municipal da Educação (Semed), o Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da Universidade Federal de Alagoas (Neab), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas (OAB/AL), além de várias entidades da sociedade civil organizada.
A vereadora Fátima Santiago iniciou a solenidade realizando um breve histórico da vida de Dandara. “Esta comenda, criada por nós, em outubro do ano passado, vem reconhecer a participação louvável de Dandara, esposa de Zumbi dos Palmares, que ficou na memória por ser uma mulher de muitas atividades domésticas do dia-a-dia, até de combates ao lado de Zumbi na libertação dos escravos. Ela, que já foi citada por Che Guevara como uma mulher de toda firmeza nas lutas da vida, mas sem perder a ternura jamais, acabou por cometer suicídio para não ver os negros voltarem à escravidão”, contou.  
Para a parlamentar, o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos pelas pessoas homenageadas esta tarde é um incentivo para que a sociedade siga na luta contra o preconceito. “Se de um lado Alagoas ainda vive as consequências de uma cultura histórica baseada no racismo e presencia um verdadeiro massacre contra moradores de rua, que em sua maioria são negros, do outro, a sociedade do nosso estado pode contar os valores sociais pregados por estas pessoas que hoje são homenageadas” - destacou a vereadora, acrescentando a ‘honra que é poder entregar a comenda para pessoas tão importantes para Alagoas’.
                                                                             

O presidente da Comissão de Defesa das Minorias Étnico-Sociais da OAB/AL, Alberto Jorge Ferreira dos Santos, emocionado pela homenagem, cantou o hino nacional africano e lembrou a luta de Nelson Mandela contra o apartheid. “Quando Nelson Mandela foi solto, a população negra da África do Sul saiu às ruas cantando o hino da vitória, que hoje representa a vitória dos negros do mundo inteiro. Para uma pessoa militante do movimento negro, que sabe o que é pobreza, que sabe o quanto lutou para chegar na condição em que hoje me encontro, tenho a consciência do meu dever e obrigação de fazer algo pelas minorias. Estou muito honrado com esta homenagem e espero que ela sirva de exemplo para meu filho, para que ele termine o trabalho que comecei” - disse.

O ativista Helcias Roberto Paulino Pereira parabenizou a iniciativa da vereadora Fátima Santiago e garantiu continuar lutando pela diversidade racial. “Enquanto militante negro, tive momentos bons e momentos tristes. Não existia coisa pior do que ter que ver o racismo nas ruas e dentro das salas de aula. Hoje, com vinte anos de militância, vou à mídia para dizer não à intolerância religiosa, ao racismo e ao etnocentrismo. Já conseguimos construir muita coisa boa, mas os quilombolas derramaram o sangue por nós e é por isso que hoje estamos aqui e não podemos parar de lutar” - ressaltou.


Já a Mãe Mirian, que além da Comenda ganhou flores de todas as mulheres presentes no plenário, destacou o sentimento de ser homenageada. “Eu me sinto uma rainha ao receber uma comenda com o nome de Dandara, uma mulher guerreira, valente, destemida. Tenho orgulho de ser negra e de os meus antepassados terem feito parte da criação desta nação Brasileira” – concluiu.
  
O evento contou ainda com a apresentação do grupo Folguedo Nêga da Costa e com dança afro, da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, além da apresentação de canções e poesias de professoras da Escola Municipal Don Heldes Câmara.

Homenageados
O advogado Alberto Jorge Ferreira dos Santos, conhecido por Betinho, já defendeu várias vítimas de racismo em Alagoas. Atualmente ele é presidente da Comissão de Defesa das Minorias Étnico-Sociais da OAB e tem atuado no combate à discriminação racial, sexual e religiosa, apoiando políticas públicas de igualdade e defendendo os direitos das minorias.

O ativista Helcias Roberto Paulino Pereira é militante do movimento social negro desde 1988. Hoje ele se encontra como secretário geral e de comunicação do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô e representa o estado de Alagoas na diretoria dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil, além de ser arte-educador e coordenador do Ponto de Cultura Guerreiros da Vila. Helcias Pereira já atuou como gerente afro na Secretaria de Defesa e Proteção das Minorias, no governo passado, e participou de diversas articulações dos Agentes de Pastoral Negros.

Já a Ialorixá Mãe Mirian tem perpetuado a cultura afro em nosso estado através da sua Casa de Axé, o Ile Nifé Omí Omo Posu Beta. Mirian Araújo Souza Melo dirige a Casa de Axé desde 1972, quando a assumiu por hereditariedade e dom de nascença.


Fonte: Porllanne Santos - Assessora de Imprensa da vereadora Fátima Santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!