domingo, 7 de novembro de 2010

Participantes de Ciclo de Conversas Negras são homenageados



TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918
FOTOS: Fabrice Desmonts / MTB 22.946


A coordenadora do projeto "Raízes de Áfricas", Arísia Barros, e o secretário de Reparação de Salvador, Aílton Ferreira, receberam na noite desta quinta-feira, dia 4, moção de aplausos (126/2010) pela realização do 1º Ciclo Nacional de Conversas Negras, realizado entre 24 e 26 de agosto em Maceió. A homenagem havia sido proposta pelos vereadores João Manoel dos Santos (PTB) e Bruno Prata (PSDB).

No evento ocorrido na capital alagoana, foram debatidas, entre outros programas sociais, as políticas de ações afirmativas de Piracicaba, como a lei de cotas no serviço público (20 por cento das vagas são reservadas aos afrodescendentes) e a instituição de feriado municipal em 20 de novembro, em alusão a Zumbi dos Palmares.

O 1º Ciclo Nacional de Conversas Negras contou com o incentivo e a participação do movimento "Raízes de Áfricas", dos Ministérios da Educação e da Igualdade Racial e de órgãos e instituições alagoanos. O encontro também serviu para a criação da "Carta de Maceió", que vai pautar as discussões sobre a problemática do povo negro entre 2011 a 2014.


AGRADECIMENTOS

Durante a entrega da moção de aplausos na Câmara, Arísia Barros disse sentir-se grata pela homenagem. "Reconhecimento é sempre bom", afirmou. A coordenadora do projeto "Raízes de Áfricas" aproveitou a ocasião para reforçar as palavras escritas pelo ministro da Igualdade Racial, Elói Ferreira de Araujo, em carta enviada ao presidente da Câmara de Piracicaba, José Aparecido Longatto (PSDB). "Quando o trabalho é feito de forma coletiva, a tendência é só crescer", afirmou Arísia.

Aílton Ferreira também agradeceu a homenagem recebida, estendendo os cumprimentos aos vereadores, ao prefeito Barjas Negri (PSDB) e ao jornalista Martim Vieira, que articulou o encontro em Piracicaba.

"A Câmara nos emociona com esta atitude. Levo esta moção a Salvador --a cidade proporcionalmente mais negra do Brasil-- com um compromisso maior, dizendo que não estamos sozinhos nesta luta", explicou Aílton, que é secretário de Reparação na capital baiana. "Saio daqui mais piracicabano, embora seja paulistano de nascimento e tenha ido para Salvador com um ano de idade", concluiu.

Autores da moção, os vereadores Bruno Prata e João Manoel reafirmaram o papel da Câmara como incentivadora de iniciativas como a do ciclo de conversas. O parlamentar do PTB lembrou a atuação da Casa de Leis como parceira em projetos que visam resgatar a história dos afrodescendentes. Já o vereador do PSDB fez votos para que o movimento siga em frente. "No que depender da Câmara, vocês terão nosso apoio sempre", garantiu Prata.





Fonte: http://www.camarapiracicaba.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!