segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Grande festa em Serra da Barriga!


Fotos: Joceline Gomes / Arquivo Palmares

Religiosos e devotos sobem a Serra da Barriga para celebrar o 20 de novembro

Por Joceline Gomes

Pessoas sobem a pé, sob os 33 graus de União dos Palmares, a Serra da Barriga. Lá no alto, acontece desde cedo uma das maiores celebrações à memória de Zumbi dos Palmares. Dança, capoeira, manifestações de religiosos de matriz africana e muita liberdade. É 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e o Parque Memorial Quilombo dos Palmares está em festa.

O dia começou com um cortejo das Mulheres do Axé, que começou na base da Serra e foi até o platô onde se encontra o Parque. Os participantes subiram cantando em homenagem aos orixás, e, principalmente, a Zumbi. Enquanto religiosos e visitantes seguiam o íngreme trecho a pé, como fazem tradicionalmente todo ano, carros, motos e vans levantavam poeira à frente e atrás da multidão. Todos queriam pisar o solo sagrado de onde Zumbi dos Palmares coordenou a resistência e a luta contra a escravidão. O percurso é longo, sobretudo se feito a pé, mas a paisagem e a memória compensam o sacrifício.

OFERENDAS - Devotos de religiões de matriz africana se reuniram, ainda pela manhã, na Lagoa Encantada dos Negros, para onde levaram flores, tambores e atabaques para prestar uma emocionante homenagem a Zumbi dos Palmares e aos orixás Mamãe Oxum, Iemanjá, Vovó Nanã e Buruquê. Os religiosos se concentraram em volta da árvore Irôco, onde entoaram cânticos, bateram palmas e dançaram ao som das batidas afro-brasileiras. Ao final da cerimônia, as ialorixás e os babalorixás jogaram flores na Lagoa, pedindo prosperidade, sucesso e muita força.

Às 11h, autoridades religiosas, governamentais (dos âmbitos municipal, estadual e federal), representantes da sociedade civil e das comunidades quilombolas de Alagoas participaram de um cortejo até a estátua de Zumbi dos Palmares, localizada bem no centro do Parque Memorial. Uma salva de tiros e a execução de um hino à bravura de Zumbi pela banda militar simbolizaram a homenagem das forças armadas ao heroi da resistência negra.

DISCURSOS - No palco principal, as autoridades discursaram e agradeceram a presença de todos neste dia de festa, celebração e reflexão sobre o negro na sociedade brasileira. Mãe Lindalva Rodrigues, representando os religiosos, saudou os antepassados e os elementos da natureza, e lembrou que o Parque é importante não só porque foi onde Zumbi lutou mas também porque foi o primeiro lugar onde houve liberdade religiosa, igualdade e respeito aos direitos humanos.

Adriano José, da União de Negros pela Igualdade Racial (Unegro), ressaltou que o 20 de novembro é um dia de vitórias, mas também de luta. Reforçou a necessidade da afirmação do negro na sociedade e de políticas públicas voltadas para a educação. O representante das comunidades quilombolas, Manoel Oliveira, listou algumas dificuldades pelas quais as comunidades passam, fez sugestões de melhorias e listou os programas governamentais que podem atender às demandas das comunidades.

Representando o Governo Federal e a Fundação Cultural Palmares, Maurício Reis reforçou a necessidade de respeito às religiões de matriz africana e à cultura afro-brasileira e listou as ações da Palmares em benefício do Parque Memorial. Em nome do governador de Alagoas, o secretário de estado de cultura, Osvaldo Viégas, descreveu os eventos que o governo apoiou para o mês da Consciência Negra e, citando as palavras do governador, que não pode comparecer, parabenizou todos os negros por sua trajetória árdua de luta desde a época de Zumbi.

Areski Damara de Omena Freitas Júnior, prefeito de União dos Palmares, onde fica o Parque Memorial, reiterou a importância que a memória de Zumbi tem para o município. Afirmou que a prefeitura pretende sempre preservar e valorizar esse importante personagem da história brasileira por meio de ações e eventos, como a festa da cidade em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Durante a cerimônia, ainda foram premiados os três primeiros colocados da XXIX Corrida da Consciência Negra.

ATRAÇÕES - Ao longo da tarde, os mais de mil visitantes puderam conferir mais de 10 atrações no palco principal, montado em frente à estátua de Zumbi dos Palmares. Os grupos de capoeira foram uma atração a parte. Eles chegavam e abriam rodas ao longo de todo o Parque. A liberdade é total na terra de Zumbi. Um roda de capoeira no palco principal reuniu os melhores mestres de capoeira locais, com Mestre Cláudio, representante da Fundação Cultural Palmares em Alagoas, à frente dos vocais.

O grupo Filhos de Zumbi preparou o público para as apresentações que se seguiriam. Seus animados tambores anunciaram a grandiosidade do evento. O grupo seguinte, Malungos do Ilê, apresentou dançarinos vestidos em homenagem a orixás, e textos antirracistas sobre os fortes tambores. O público vibrava, aplaudia e se emocionava com as frases, produzidas por educadoras sociais e também percussionistas do grupo.

A apresentação do grupo Sururu de Capote foi surpreendente. Logo no início, uma mulher com uma grande saia parecia levitar sobre o palco. Os fortes tambores e o figurino inovador chamaram a atenção do público. O grupo Muzimba, basicamente instrumental, apresentou jovens com um colorido figurino, e misturou vários ritmos afro-brasileiros.

Tambores marcados, coreografia elaborada e muita energia: a apresentação do grupo Ara Fun Fun impressionou os visitantes do Parque, e também homenageou orixás. Último grupo a se apresentar em Serra da Barriga, o Quintal Cultural trouxe músicas irreverentes, poesias e muita descontração na despedida das celebrações no Parque.

As apresentações emocionaram o público, que teve a oportunidade de interagir com as mais diversas manifestações da cultura afro-brasileira no solo sagrado onde o maior ícone da resistência negra travou suas batalhas. A festa ficou para a história, assim como Zumbi dos Palmares. Ano que vem tem mais, mas a luta pela liberdade e pelo respeito à população negra continua todos os dias.


As apresentações artístico-culturais encantaram o público do Parque Memorial Quilombo dos Palmares

FLASHES

"O Parque tem muitas forças da natureza. É muito importante estar aqui hoje para celebrar esse grande heroi, que lutou muito para libertação de seu povo" (Mãe Miriam).

"Desejo e peço a todos liberdade, respeito e direitos humanos. Que o espírito de Zumbi proteja todos os negros" (Mãe Lindalva Rodrigues).

"Hoje é um dia de festa, mas é mais um dia de luta para o povo negro, é mais um dia de nos afirmarmos. A igualdade ainda é um ideal que temos de atingir. Zumbi foi nosso grande heroi e precisamos tê-lo como exemplo para nossas batalhas" (Adriano José, representante da Unegro).

"Precisamos ter união e respeitar a diversidade cultural e a religiosidade afro-brasileiras" (Maurício Reis, diretor da Fundação Palmares).

"Trabalharemos para que todo dia seja o Dia da Consciência Negra" (Osvaldo Viégas, secretário de Estado de Cultura de Alagoas)

"União dos Palmares está viva, assim como Zumbi vive!" (Areski Damara de Omena Freitas Júnior, prefeito de União dos Palmares - Alagoas).

"Celebramos aqui a diversidade, a igualdade, e a capoeira, um dos nossos mais importantes patrimônios culturais" (Mestre Cláudio, representante da Palmares em Alagoas).


Fonte: Fundação Cultural Palmares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!