quinta-feira, 5 de março de 2009

Reunião discute ações para comunidades quilombolas


Secretária Wedna Miranda e deputado federal Joaquim Beltrão planejam parceria entre governos estadual e federal



Por: Viviane Chaves



Wedna Miranda informou ao deputado federal Joaquim Beltrão que a Secretaria já tem um diagnóstico dos quilombosA secretária da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos de Alagoas, Wedna Miranda, se reuniu nesta segunda-feira (2), na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com o deputado federal Joaquim Beltrão. Em pauta, ações para comunidades quilombolas, numa parceria entre os governos estadual e federal, a partir do trabalho que já vem sendo feito pela gerência do Núcleo Afroquilombola da Secretaria.

Wedna Miranda informou que a Secretaria já tem um diagnóstico dos quilombos, uma das exigências da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) para a liberação de recursos. O deputado Joaquim Beltrão se comprometeu a fazer uma interlocução com o governo federal no sentido de facilitar a execução de ações para a melhoria de vida nessas comunidades. “Os grandes problemas são a acessibilidade e a infraestrutura. A ideia é que se faça um trabalho articulado para vencermos as barreiras”, afirmou a secretária.

No dia 9 deste mês, na sede da Secretaria da Mulher, Wedna Miranda volta a se encontrar com o deputado, com o objetivo de traçar as ações que poderão ser levadas para essas comunidades. As necessidades serão mostradas a órgãos do governo federal, como Seppir e Funasa, e a demanda será apresentada no dia 16, na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), aos prefeitos das 22 comunidades quilombolas reconhecidas em Alagoas, com a finalidade de discutir a implantação de políticas públicas em conjunto entre os governos municipais, estadual e federal.

O encontro contou ainda com a presença da superintendente de Políticas de Promoção da Cidadania e de Direitos Humanos, Iara Bentes, da gerente do Núcleo Afroquilombola, Elis Lopes, e da secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ana Catarina Pires.


Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!