segunda-feira, 2 de março de 2009

Projeto Memória ao alcance de alunos de escolas públicas do país

Com o retorno às aulas, alunos de escolas públicas de todo o Brasil têm a oportunidade de conhecer o Projeto Memória, que tem como objetivo resgatar e preservar a obra, o pensamento de brasileiros e os fatos que contribuíram para a transformação social do nosso país. Com edições anuais, o projeto desenvolvido pela Fundação Banco do Brasil é integrado por exposição itinerante, livro fotobiográfico e videodocumentário.

Desde o segundo semestre do ano passado, kits pedagógicos contendo o material começaram a ser distribuídos em cerca de 18 mil escolas públicas do país com homenagem a João Cândido Felisberto. O marinheiro negro, nascido no Rio Grande do Sul, em 1880, foi o principal líder da Revolta da Chibata, levante ocorrido em novembro de 1910, no Rio de Janeiro. Os marinheiros exigiam melhores soldos, alimentação digna e o fim da prática da chibata nos navios brasileiros. O movimento eliminou da Marinha de Guerra a prática dos castigos corporais como punição aos marujos. A revolta mexeu com as estruturas do governo da época, que teve de tomar medidas rápidas para atender às solicitações dos rebeldes e trazer a paz de volta às águas da Guanabara. João Cândido e seus companheiros se tornaram exemplos de luta pelos direitos humanos.

O projeto prevê ainda um prêmio nacional de redação. A 14ª edição do concurso teve como tema "João Cândido e a luta pelos direitos humanos", despertando o interesse de estudantes do ensino fundamental, médio e universitário. A iniciativa distribuiu R$ 35 mil em prêmios.

Em edições anteriores, o Projeto Memória homenageou o poeta Castro Alves, o escritor Monteiro Lobato, o jurista Rui Barbosa, o navegante Pedro Álvares Cabral, o ex-presidente Juscelino Kubitschek, o sanitarista Oswaldo Cruz, o sociólogo Josué de Castro, o educador Paulo Freire e a feminista Nísia Floresta. Na próxima edição, o homenageado será Marechal Cândido Rondon. O indigenista, que conheceu o Brasil como poucos, percorreu os quatro cantos do país na luta pelos direitos dos povos nativos.
Fonte: Assessoria - Seppir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!