segunda-feira, 9 de março de 2009

Entidades da sociedade civil formam Comitê Pró-Conferência de Comunicação

Com o anúncio do presidente Lula sobre a convocação da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, durante o Fórum Social Mundial, no dia 28 de janeiro, a luta pela democratização da mídia no Brasil passou para um novo patamar.

O objetivo do comitê estadual é fortalecer a unidade das organizações sociais, mobilizar para ampliar a presença de movimentos populares e construir propostas que expressem com qualidade que comunicação a sociedade quer para o País. Todas as lideranças presentes concordaram com a importância do tema.

As conferências vêm sendo um importante instrumento para garantir a participação da população organizada na discussão e definição de políticas públicas de setores importantes como Saúde, Educação, Segurança, Igualdade Racial, entre outros. “Com a comunicação não pode ser diferente”, observou a presidente do Sindjornal, Valdice Gomes, lembrando a importância estratégica do setor como ferramenta para os avanços sociais.

Durante a reunião, os representantes do Conselho Regional de Psicologia (CRP-15) apresentaram um documento onde afirmam que a Psicologia busca atuar na sociedade de diversas formas, lutando por políticas públicas nos vários contextos que norteiam o respeito e defesa dos direitos humanos, principalmente naqueles que defendem com veemência os direitos das crianças e adolescentes.

Desde junho de 2006, o tema virou uma bandeira com a criação da Comissão Nacional Pró-Conferência Nacional de Comunicação (CPC), rede que agrega até agora 36 entidades nacionais das mais variadas áreas, desde trabalhadores do campo, movimento negro e de direitos humanos, até estudantes e trabalhadores da comunicação, entre muitos outros.

O movimento em Alagoas nasce forte, já com a adesão de 13 entidades. Além do Sindjornal, participaram da reunião o Conselho Regional de Psicologia (CRP-15), Sindicato dos Bancários, Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço-AL); Grupo Gay de Alagoas (GGAL); Centro Acadêmico de Comunicação Social do Cesmac; Intervozes, Conselho Estadual de Comunicação, TV Comunitária (TV COM); Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Privado (Sintep); Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, Enecos/AL, Sindicato dos Trabalhadores na Educação (Sinteal). Outras entidades como a CUT-AL, Sindprev/AL, Conselho Estadual de Saúde e Sindicato dos Radialistas justificaram ausência e confirmaram o interesse em participar das próximas reuniões.

Entre os encaminhamentos aprovados na reunião estão a realização de um Seminário de instalação do Comitê Estadual, com indicativo para o dia 28 de março com a presença de membros do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). Uma comissão foi criada para ampliar a convocação de mais entidades para a próxima reunião que está marcada para o dia 10 de março, terça-feira próxima, às 9hs, no Sindicato dos Bancários.
Fonte: Sindjornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!