segunda-feira, 9 de março de 2009

I Festival da Cultura e Cidadania vai levar os serviços do Estado aos quilombolas


Diversos órgãos do governo do Estado vão prestar seus serviços durante os três dias do festival, em Santana do Mundaú



Por: Diego Barros



Os moradores das comunidades Filus, Jussarinha e Mariana, de Santana do Mundaú, participam de 09 a 11 de março do I Festival da Cultura e Cidadania dos Quilombolas do Vale do Mundaú. Durante o festival, diversos serviços do Estado serão oferecidos aos quilombolas dessas três comunidades.

Numa iniciativa do Instituto Irmãos Quilombolas e do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), o evento vai levar os serviços do Estado aos remanescentes de quilombos e promover o resgate do legado dos povos quilombolas. Os três dias de festival também servirão para valorizar a cultura afro-descendente.

Para Cícera Vital, presidente do Instituto Irmãos Quilombolas, é preciso levar à população em geral o conhecimento de que existem povos quilombolas na região. “Muita gente não sabe o que significa, ou não sabe que existem remanescentes de quilombos em Santana do Mundaú”, comenta Cícera Vital.

Para o professor Zezito de Araújo, pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de Alagoas (Neab/Ufal), é preciso sensibilizar os remanescentes de quilombos de que eles constituem um segmento étnico diferenciado, o que amplia os direitos deles como cidadãos. “Muitos imaginam que, por serem de um grupo étnico diferenciado, eles são excluídos de direitos, quando na verdade o que ocorre é o contrário. Após o reconhecimento oficial como remanescentes, eles têm os seus direitos ampliados e precisam saber como buscá-los”, explica o professor.

Um dos direitos conseguidos a partir da certificação é o acesso a políticas públicas diferenciadas, e esse será o tema de uma palestra do presidente do Iteral, Geraldo de Majella, na terça-feira (10), às 10h.

Esse reconhecimento oficial é emitido pela Fundação Cultural Palmares, ligada ao Ministério da Cultura. Em Alagoas já existem 23 comunidades certificadas pela Fundação Cultural Palmares, e cerca de 30 ainda aguardam esse reconhecimento. Em Santana do Mundaú, apenas a comunidade Filus já foi certificada, em 2006.


Serviços para os quilombolas


Entre os serviços que serão prestados aos remanescentes de quilombos durante o festival, na cidade de Santana do Mundaú, estão orientações e palestras do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED) e da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH).

Segundo o coronel Jadir Ferreira Cunha, comandante geral do Corpo de Bombeiros, a banda de música da corporação fará uma apresentação e serão dadas orientações de como prevenir acidentes domésticos. Ele disse também que a Diretoria de Saúde da entidade fará pequenos atendimentos no local. A SEED vai levar uma palestra sobre a Lei Federal 10.639/03, que trata do estudo da história da África e afro-brasileira nas escolas da educação básica. “Desde 2004, há um trabalho de educação continuada nas escolas da rede estadual visando atender aos princípios desta lei”, salientou a gerente de Educação Étnico Racial e de Gênero, Irani da Silva Neves.

A Secretaria da Mulher vai levar palestrantes para falar sobre os seguintes temas: Lei Maria da Penha, Racismo Institucional, História dos Quilombolas Remanescentes em Alagoas, e, por meio da Superintendência de Políticas para a Juventude, vai discutir a criação de um núcleo representativo para as comunidades quilombolas da região.

Entre as atividades culturais esperadas para os três dias do festival, estão: apresentações de grupos de capoeira, cinema na praça, exposição fotográfica “Comunidades Negras Quilombolas em Alagoas” e desfile cívico em homenagem à cultura afro-brasileira. As palestras e a exposição fotográfica serão realizadas no clube santanense, no Centro da cidade.

Também são parceiros na realização do festival a Secretaria de Estado da Cultura, o Instituto do Meio Ambiente, a 7ª Coordenadoria Regional de Educação, a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social, o vereador por Santana do Mundaú Ivan Ferreira, e representantes das comunidades quilombolas Muquém, de União dos Palmares, Carrasco, de Arapiraca, e Quilombo, de Santa Luzia do Norte.


Fonte: Assessoria Iteral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!