sábado, 7 de março de 2009

Nadec realiza 1º Seminário Alagoano de Capoeira

A capoeira é patrimônio cultural da União, porém ainda não foi devidamente incorporada em todas as instituições de ensino. (foto: Emanuelle Vanderlei- Cojira/AL)


Por: Redação - Cojira/AL


O Núcleo de Apoio e Desenvolvimento de Capoeira de Alagoas (Nadec-AL) inicia hoje, 7, o 1º Seminário Alagoano de Capoeira, na Escola Jaime de Altavila localizada no bairro de Santa Lúcia. Tem como objetivo preparar os professores e mestres de capoeira para o desenvolvimento de atividades nas escolas, bem como, incentivar a formação continuada para o desempenho profissional.

A capoeira é uma das mais importantes heranças afroculturais que une música, dança e luta. Praticada em mais de 150 países, congrega indivíduos de diversas faixas etárias, condições financeiras, ideologias religiosas e políticas. Ao longo dos anos, a capoeira tem se mostrado uma grande aliada da escola para possibilitar a inclusão social entre os educandos, principalmente com a implantação da Lei 10.639/03 (obrigatoriedade da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo escolar), porém, o compromisso ainda não foi firmado em todas as instituições de ensino.

Segundo Carlos Pereira, Coordenador do Nadec, “esse evento marca o início de nossa luta para entrarmos na escola pela porta da frente, fazendo uso dos instrumentos legais, e podendo fazer parte da escola de fato e de direito, pois até agora temos participado da escola como coadjuvantes em pequenos projetos, na sua maioria como voluntários, onde o profissional da capoeira não recebe nenhuma remuneração pelo trabalho realizado”. Ressaltou ainda que após a intitulação da capoeira como patrimônio nacional, reafirmou-se, a necessidade de proporcionar a qualificação para os mestres. “Entendemos que ao passo que a capoeira torna-se patrimônio cultural imaterial brasileiro e para muitos capoeiristas já é profissão, sentimos a necessidade de que estes profissionais estejam bem preparados para assim desempenharem seu papel de educadores assim como os demais dentro da escola. Temos que ter uma capoeira integrada à proposta pedagógica da escola, para educar e formar cidadãos e cidadãs conscientes de seu papel na sociedade”, afirmou.


Programação


Dentre os temas centrais de discussão estão “A importância do planejamento para uma aula com bons resultados”, “O planejamento e a prática nas aulas de capoeira”, “Jogos recreativos como instrumento de alongamento e aquecimento para aula de capoeira”, respectivamente ministrados por: Maria Betânia de Oliveira (Pedagoga), Claudio Severo - Claudio dos Palmares (Mestre de capoeira e professor de Educação Física) e Kátia Maria do Nascimento Barros (professor de Educação Física).

A programação do evento será encerrada no domingo, 8, Dia Internacional da Mulher com uma roda especial e homenagens a partir das 10h, nos Sete Coqueiros (Pajuçara). Serão homenageadas duas mulheres que contribuíram para o desenvolvimento da capoeira alagoana: Keliane Silva de Oliveira (capoeirista) e Helciane Angélica Santos Pereira (jornalista).

Keliane Silva de Oliveira é conhecida na capoeira como graduada Pequena, aluna do mestre Girafa (Grupo Muzenza) há cerca de dez anos, realiza um belo trabalho com crianças e adolescentes na periferia de Maceió, bairro do Feitosa, onde é grande o número de jovens em situação de risco e vulnerabilidade social. Além de ser boa capoeirista dedicada em seus treinamentos e nas rodas onde joga, também se destaca em viagens e encontros em vários estados, inclusive, quando participou do último mundial de capoeira realizado no Rio de Janeiro em 2009.

Helciane Angélica Santos Pereira formada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo, participa do movimento negro alagoano há pouco tempo. Atualmente encontra-se na presidência do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, e também, integra a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL) que é vinculada ao Sindjornal. Desde maio de 2008, atua como editora da Coluna Axé/Tribuna Independente, onde contribui para a divulgação das ações político-culturais do movimento social negro, principalmente a capoeira, além de ressaltar os avanços das questões étnicas no mundo.


SERVIÇO
1º Seminário Alagoano de Capoeira
Realização: Nadec/AL
As inscrições custam R$15, com direito a almoço e certificado.
Contatos: (82) 8844-4838 / 8824-6859 / 9381-7765.

Um comentário:

  1. estou procurando um grande amigo que não vejo ha anos se nome é fernando menezes cavalcante prof de capoeira de apelido fininho se alguem tiver imformação meu e-mail é mblespirito@hotmail.com

    ResponderExcluir

Agradecemos sua mensagem!
Axé!