terça-feira, 31 de março de 2009

Obama vira medalha comemorativa na República Tcheca

Medalha comemorativa mostra a face do presidente americano, Barack Obama (Foto: Petr Josek/Reuters)


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, viu seu rosto estampado em dezenas de produtos desde que ganhou popularidade na campanha pela Casa branca. Agora, ele virou uma medalha comemorativa na República Tcheca, para onde viajará no próximo dia 4 de abril para tratar de assuntos relativos à relação dos EUA com a União Europeia.

A medalha dourada é exibida em uma casa da moeda na cidade de Jablonec nad Nisou, a cerca de 110 km de Praga, na República Tcheca.

Obama partiu nesta terça-feira em sua primeira viagem europeia como presidente americano, na qual, além de participar da cúpula do Grupo dos Vinte (G20, países ricos e principais emergentes), buscará uma nova relação com os aliados e convencê-los de suas propostas econômicas e da estratégia para o Afeganistão.

Para Obama, esta será a primeira prova de sua capacidade de liderança mundial. O presidente americano chega à Europa com uma enorme popularidade no velho continente, mas também com diferenças visíveis.

Essas diferenças poderão ser sentidas desde a primeira etapa da viagem, em Londres, onde participará da cúpula do G20. Obama também se reunirá, em Londres, com os presidentes da China, Hu Jintao, e da Rússia, Dmitri Medvedev, entre outros.

A etapa seguinte de sua viagem será a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em Estrasburgo (França) e Kehl (Alemanha), quando apresentará aos aliados a estratégia que anunciou na sexta-feira passada para o Afeganistão e o Paquistão, e que terá como eixo o combate à rede terrorista Al Qaeda.

Praga, em 4 e 5 de abril, será a terceira etapa da viagem e onde assistirá à terceira cúpula com a UE.

Durante sua estadia em Praga, o titular da Casa Branca, que pronunciará um discurso sobre proliferação armamentista, também se reunirá no domingo com o presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.

A viagem de Obama terminará com uma estadia na Turquia, em 6 e 7 de abril, durante a qual se reunirá com as autoridades desse país e participará de uma mesa-redonda com jovens europeus.


Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!