quinta-feira, 26 de março de 2009

Embaixador de Cabo Verde vem a Maceió participar de encontro no dia 27 de março



O Projeto Raízes de Áfricas – Organização Não-Governamental Maria Mariá – realiza na próxima sexta-feira, 27 de março, no auditório da Casa da Indústria, no Farol, o 1º Encontro Etnicidades/Brasil: “Brasil e República de Cabo Verde: Laços e Diferenças/ Diferenças e Diálogos”. O embaixador de Cabo Verde no Brasil, Daniel Antonio Pereira, é o presidente de honra do Projeto e estará no evento para o lançamento do Raízes de Áfricas no Estado. Na quinta-feira, o embaixador e o ministro-substituto de Políticas e Promoção da Igualdade Racial, Elói Ferreira, serão recepcionados pelo prefeito Flaubert Filho, em Viçosa.

Segundo Arísia Barros, coordenadora do Projeto Raízes de África, o encontro faz alusão ao Dia 21 de março, que é o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. “O encontro foi planejado para apresentar a população o que é o nosso projeto, além de ser um espaço destinado à troca de informação no que diz respeito às questões afro no Brasil”.

A programação do encontro inclui ainda o lançamento do Blog Raízes D’Áfricas, uma parceria com a TV Maceió. O blog recebe a assinatura da professora Arísia Barros. No final do evento, o embaixador Daniel Antonio Pereira fará o lançamento do seu mais recente livro, que recebe o título Memórias de Cabo Verde do Governador Joaquim Pereira Marinho.

Os interessados em participar do evento já podem fazer as inscrições pelo e-mail: negrasnoticias@yahoo.com.br. As vagas são gratuitas e limitadas. A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) é a patrocinadora oficial do evento. São apoiadores a Prefeitura de Viçosa, as vereadoras por Maceió, Tereza Nelma e Heloísa Helena, a Embaixada de Cabo Verde, o Governo Federal, por meio da Secretaria de Políticas e Promoção da Igualdade Racial, o Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado das Relações Internacionais e o Sistema Fecomércio.


O PROJETO RAÍZES DE ÁFRICAS

O Projeto Raízes de Áfricas - Organização Não Governamental Maria Mariá - tem como presidente de honra o embaixador da República de Cabo Verde/África, Daniel Antonio Pereira, e surge como ferramenta de educação e comunicação formadora da afro consciência, com ações e intervenções abalizadas e sistemáticas e traz como missão contribuir para uma mudança na implementação de políticas públicas que incluam a população negra, investindo assim, na produção de conhecimento e no fomento ao debate, para o combate e a superação do racismo, da discriminação e das desigualdades racial de forma sustentada, por intermédio de uma atuação focada nas áreas da educação, saúde, segurança, acesso à terra, turismo, cultura e geração de trabalho e renda.


PROGRAMAÇÃO

Dia 26 – Quinta-feira

18h- Encontro Etnicidades em Viçosa
Recepção do prefeito Flaubert Filho, todo secretariado e classe empresarial ao embaixador e ao ministro-substituto na Casa da Cultura.

18h30 - City tour pela cidade

19h – Visita ao Sabalangá, povoado quilombola que deu origem a cidade de Viçosa.
Apresentação cultural e afro.
Descerramento da placa de inauguração do prédio do museu que vai retratar a história da cidade e de Zumbi dos Palmares.

20h00- Retorno para Maceió

Dia 27 – Sexta-feira

8h- Credenciamento

9h- Lançamento do Projeto Raízes de Áfricas pelo seu residente de honra: Embaixador Daniel Antonio Pereira.

Lançamento do Portal da TV Maceió e do Blog: “Raízes D’Áfricas”Afroculturalidade: Hossi Katekissa Afirica ( Deus Abençõe a África)

10h- Conferência: Brasil e República de Cabo Verde: Laços e Diferenças/Diferenças e Diálogos.

Conferencistas: Daniel Antonio Pereira- Historiador, escritor,pesquisador e embaixador extraordinário e plenipotenciário da República de Cabo Verde na República Federativa do Brasil. Exerceu a função de conselheiro em Holanda, Angola e Portugal Publicou cinco livros sobre a História de Cabo Verde.

O próximo a ser lançado será: “Memórias de Cabo Verde do Governador Joaquim Pereira Marinho”.

Coordenação da mesa: Eduardo Magalhães- Secretário de Estado das Relações Internacionais

11h- Exposição: Possibilidades de cooperação e interlocução entre Alagoas e República de Cabo Verde.

Expositor: André Falcão- Magnífico Reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde.

11h20- Debate

12h- Intervalo e almoço com convidados autoridades e gestores locais (agenda externa)

14h- Diálogos Inter-Culturais: Educação, sustentabilidade e Emancipação Étnico-Humana: Brasil e República de Cabo Verde/África

Daniel Antonio Pereira- Embaixador da República de Cabo Verde
Elói Ferreira- Ministro substituto/Secretário Adjunto de Políticas e Promoção da Igualdade Racial.

Sávio de Almeida- Professor/Doutor em História/UFPE, escritor, pesquisador. Cavaleiro da Ordem do Mérito dos Palmares.

16h- EtniCidades Africanas- Sessão solene Coordenação - cidadã cabo verdense, médica e vereadora Fátima Santiago

16h20- Etnicidades Literárias:Lançamento do livro do embaixador Daniel Pereira:“Memórias de Cabo Verde do Governador Joaquim Pereira Marinho”

Apresentação: Sávio de Almeida- Professor/Doutor em História/UFPE, escritor, pesquisador.


Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!