sábado, 21 de novembro de 2009

Viçosa comemora o Dia da Consciência Negra visitando a Serra onde Zumbi morreu

A sexta-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, foi marcada em Viçosa de Alagoas por uma programação voltada para homenagear o guerreiro Zumbi dos Palmares, que se refugiou nestas terras. A cidade tem fortes raízes negras e neste sábado, 21, recebe o reconhecimento de duas comunidades quilombolas, o Gurgumba e o Sabalangá.

A comunidade participou ativamente das diversas atividades, que tiveram início com a Trilha Zumbi, saindo da prefeitura em direção a Serra Dois Irmãos, onde Zumbi foi morto. Os visitantes ficaram encantados com a beleza intocável do local, expressa entre as águas do Rio Paraíba.

Idade não foi desculpa para participar do passeio. Crianças, adultos e idosos subiram e desceram a Serra Dois Irmãos ao som dos tambores da Banda Afro Gurgumba. O grupo de capoeira do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil também acompanhou o grupo e fez várias jogadas tendo como plano de fundo as terras que foram refúgio do guerreiro Zumbi.

Kaique Jorge, 15 anos, é integrante do grupo de capoeira. Ele estava encantado com a beleza da trilha, que pela primeira vez ele teve oportunidade de visitar. Quem também estava de olhos brilhando eram os integrantes da equipe Bacurau, formada por historiador, guia e batedor, responsável por guiar a equipe até o cenário espetacular. Eles ressaltaram que a programação da prefeitura, incluindo a Trilha Zumbi, é muito importante nesta data para reafirmar a história negra de Viçosa e a passagem do líder do Quilombo pelo município.

O prefeito de Viçosa, Flaubert Filho, disse que o passeio foi agradável e teve um público expressivo incluindo o presidente da Câmara de Vereadores de Viçosa, José Reinaldo Pedrosa, e o vereador Kleydson Santos. “Descobrimos juntos a beleza e o patrimônio da nossa Viçosa. A história de Zumbi é nossa e estamos resgatando. A prefeitura de Viçosa está disposta a incentivar o turismo étnico, cultural e ecológico no município. Vamos impulsionar o crescimento de Viçosa”.

A secretária de Cultura e Turismo, Karina Padilha Rebelo, é uma das grandes articuladoras para fazer este momento acontecer. Ela reforça que as atividades, neste 20 de novembro, fortalecem o elo das raízes negras de Viçosa. “A mobilização da comunidade surpreendeu, com certeza nos próximos anos a mobilização vai ser ainda mais envolvente e encantadora”.

A programação continuou durante a tarde na Escola Estadual Coronel José Aprígio Vilela com oficinas de penteado afro, dança afro e berimbau. Acontecem, neste momento, as apresentações culturais das Banda Afro Gurgumba, Dança de Rua São José, Grupo Afro Primitivo Sabalangá e Capoeira Arte Ligeira-Peti. Além do lançamento do DVD “Quilombos de Viçosa” e a banda Coletivo Afro Caeté, às 20h.

No sábado, Viçosa vai receber a certificação das comunidades quilombolas, entregues pela Fundação Palmares, a partir das 9h. Na sequência, será entregue o troféu Personalidade Destaque Viçosa na Trilha de Zumbi a treze pessoas ligadas a questão negra, dentre eles o governador Teotônio Vilela Filho.

E no domingo, encerrando as comemorações ao Dia da Consciência Negra, haverá no Estádio Teotônio Vilela, a partir das 8h, uma partida de futebol entre os times Zumbi e Teotônio.


Fonte: Thácia Simone - Assessessora de Comunicação da Prefeitura de Viçosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!