segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Museu Afro Brasil: Programação do Mês da Consciência Negra

O Museu Afro Brasil apresentará em novembro uma programação especial em comemoração ao Mês da Consciência Negra. Todas as atividades têm entrada grátis:

17/11 - às 19 horas - Exposição Fotográfica África em Nós
Lançamento de exposição e catálogo da Campanha Fotográfica Africa em Nós, promovido pela Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, da Secretaria da Cultura de São Paulo. São 100 trabalhos escolhidos pelo curador Valter Firmo, que foram produzidos por fotógrafos amadores e profissionais com a visão sobre o dia-a-dia do negro brasileiro. www.africaemnos.com.br. Exposição até dia 06 de janeiro de 2010.

19/11 - às 15 horas - Encontro com Fotógrafos Afro-Americanos e Afro-brasileiros.
Membros da Associação Exposure Group (EG), fundada por fotógrafos afro-americanos se encontram com fotógrafos negros brasileiros para trocarem experiências e discutirem diferenças e semelhanças da atuação profissional e a questão racial.

20/11 - Dia da Consciência Negra, a programação comemorativa apresentará:
17 horas - shows com os grupos musicais de tradição popular da Bahia, Nego Fujão e Cãos de Jacobina;
19 horas -
- Lançamento do livro "Texto de Negros e Sobre Negros" organizado por Emanoel Araújo (Ed. Museu Afro Brasil e Imprensa Oficial);
• Exposição e lançamento do livro "110 Telas, 60 Dias e Um Diário de Viagem – Amazonas 1975", de José Claudio da Silva (Ed. Imprensa Oficial). Exposição até 20/01/2010.;

Exposição Eu Tenho um Sonho: De King a Obama - a Saga Negra do Norte . Abertura às 18 horas. Fotos, textos, caricaturas, objetos de campanha e cartazes que retratam a luta pelos direitos civis do negro norte americano, a partir da trajetória de Martin Luther King até a eleição de Barack Obama. Onze artistas plásticos foram convidados pelo diretor-curador Emanoel Araujo para produzirem especialmente para a mostra, entre eles: Antonio Helio Cabral, Antonio Peticov, Granato, Claudio Tozzi, Helena Sardenberg, Newton Mesquita , Alex Hornest, e o norte-americano George Preston. A curadoria é de Emanoel Araujo e de Donna Wells, da Howard University (in memorium). Até 25 de janeiro de 2010.

23/11 – às 18h30 abertura - "Seminário Inclusão e Exclusão dos Negros nos EUA e no Brasil"
De 23 a 25 de novembro, especialistas, pesquisadores e personalidades do Brasil e dos Estados Unidos discutirão os processos de inclusão e exclusão da população negra numa perspectiva comparativa entre os EUA e o Brasil no âmbito da Justiça, Políticas Públicas, Educação e Arte e Cultura. Entre os convidados estão o cônsul dos Estados Unidos, David Brooks; a antropóloga americana Sheila Walker; o pesquisador Howard Dodson, da Biblioteca Pública de Nova York; o escritor e cineasta, Joel Zito Araújo; e a professora e doutora, Eunice Prudente (Direito – USP). A recente eleição do presidente negro, Barack Obama, cerca de quatro décadas após o fim do regime de segregação racial e a invisibilidade e dificuldades no negro brasileiro para ascender socialmente, mostram como as realidades destes países divergem e convergem em oportunidades sociais, educacionais e culturais, além do acesso jurídico e político das camadas pobres e negras da população. Grátis. Inscrições abertas pelo e-mail: seminario@museuafrobrasil.com.br.


Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/número – Parque Ibirapuera
Funcionamento – de terça a domingo, das 10 às 17 horas (permanência até às 18 horas)
Informações e Agendamento – (11) 5579-0593 (grupos só terão acesso se previamente agendados e só poderão fazer visitação acompanhados por educadores do Museu Afro Brasil)
Estacionamento: Portão 3 (Zona Azul)
Entrada: Grátis
Site: www.museuafrobrasil.com.br

Assessoria de Imprensa
Claudia Alexandre – Central de Comunicação
Contatos: (11) 5579-0593 ramal 107 ou 3782-9304 //
celulares: 9172-4662 ou 78812688 (86*201-11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!