quarta-feira, 18 de novembro de 2009

CUT-Bahia realiza uma série de eventos para o mês da Consciência Negra

Em novembro, a CUT-Bahia realiza uma série de atividades para o Mês da Consciência Negra. Estão previstos seminários, palestras, exibição de documentários e a participação da Caminhada do Dia da Consciência Negra, dia 20 de novembro. A Secretaria de Combate ao Racismo da CUT-Bahia, que foi criada neste ano, é a responsável pela coordenação dos eventos.

À frente da Secretaria, Pedro Barbosa, o Peu, defende que a grande maioria a massa trabalhadora da Bahia é constituída por afro-brasileiros, “que têm problemas seculares de enfrentamento específicos, que remetem a questões raciais”. Peu conclama os trabalhadores negros a participarem das atividades propostas, diante da importância de lutar por melhores condições de vida e de trabalho para o povo negro. “Mais de cem mil pessoas participam atualmente da caminhada da Liberdade, um retrato da crescente consciência do povo negro da Bahia”, diz.

No dia 19 de novembro, acontecem duas palestras no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Químicos e Petroleiros da Bahia. A primeira, “Os Zumbis da Atualidade” discutirá a realidade que enfrenta o líder negro na sociedade brasileira, que embora com avanços, mantém características que remetem ao passado colonial. Outra palestra, “ O Negro no Mercado de Trabalho”, mostrará estatísticas oficiais que apontam deficiências do mercado de trabalho da Bahia.

Ainda no dia 19, haverá a projeção de dois documentários: O Orfeu Negro sobre a vida e obra do grande e pioneiro ator negro e baiano, Mario Gusmão. O documentário Mandinga em Manhattan sobre o processo de universalização da capoeira, arte-luta nascida nos canaviais do Recôncavo Baiano.

20 de Novembro: Caminhada da Liberdade – A CUT-Bahia, neste ano, participa da tradicional Caminhada do Dia Nacional da Consciência Negra, na luta pela criação do feriado municipal de 20 de novembro. A data foi criada pelo projeto de lei 10.639 de 2003, que homenageia o dia da morte do líder negro Zumbi dos Palmares em 1695.

Fonte: CUT-Bahia

Jornalista Responsável: Daniella Sinotti - (71) 3321.9477

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!