domingo, 15 de novembro de 2009

Sindicato dos Jornalistas da Paraíba cria Comissão pela Igualdade Racial


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba criou uma Comissão de Jornalistas Pela Igualdade Racial do Estado da Paraíba (Cojira-PB), numa reunião realizada na sede da entidade, na última quarta-feira (11). Com a finalidade de atuar como um órgão consultivo do Sindicato e executor de ações relacionadas à questão racial, a comissão tem a participação de 19 jornalistas negros.

Durante parte da noite da última quarta-feira, foram discutidos os problemas que envolvem esse segmento da sociedade, as formas de atuação e a composição da primeira Coordenação da Cojira-PB fundada no Estado da Paraíba, que ficou com a seguinte formação: Edson Verber, Angélica Santos, Franco Ferreira, Elmana Clementino, Sônia Lima, Paulo César, Luiz Eugênio e Luiz Luna.

Além dessa formação inicial, serão realizadas reuniões para definição de representações nos municípios de Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras, para que a sua atuação na luta atinja todo o território estadual, com o objetivo de agregar valores para uma política em defesa dos jornalistas negros e negras.

Todos os jornalistas negros da Paraíba estão sendo convidados a participar da Cojira e fortalecer a luta em defesa da raça.


Momento histórico

No início da reunião todos se apresentaram e falaram de seu compromisso com o engajamento pela igualdade racial, onde foram abordados todos os problemas e dificuldades que fazem parte do dia a dia do jornalista da cor negra.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba enalteceu o evento, dizendo da sua alegria em realizar um compromisso antigo da diretoria, quando já vinha sendo pautado em todas as reuniões de planejamento anuais da entidade: “Estou feliz no dia de hoje, pela aprovação do Projeto de Emenda Constitucional na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, e duplamente satisfeito porque realizamos um antigo compromisso com a nossa categoria, fundando a Cojira-PB, com uma grande participação desse segmento da nossa classe. Estamos vivendo um momento histórico da nossa luta e da nossa entidade” - concluiu Land Seixas.

Conen presente

Como convidado especial esteve o representante da Conen (Coordenação Nacional de Entidades Negras) e coordenador geral da Malungus – Organização Negra da Paraíba, Carlos Henriques da Silva, "A Conen parabeniza o Sindicato pela iniciativa, que soma na luta pela promoção da igualdade racial, em especial do povo negro, no combate ao racismo nos meios de comunicações" afirmou Henriques,ressaltando a agenda politica da Conen, pela titulação das terras de quilombos; combate a intolerancia religiosa, saúde da população negra; ações afirmativas para a juventude; combate a violencia contra as mulheres negras, entre outras.


Dívida paga


“Hoje a nossa entidade resgata uma dívida histórica que tinha com os negros e negras jornalistas ao fundar a Cojira-PB, porque teremos um espaço próprio e adequado para discutir e denunciar a discriminação de que são alvos os jornalistas da nossa raça. Também porque passaremos a dá uma direção na luta específica desse segmento, participando de eventos, a exemplo do que ocorrerá nos dias 20 e 21 de novembro, na Conferência Estadual de Comunicação” – disse o secretário geral do Sindicato, Edson Verber.


Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!