quinta-feira, 17 de julho de 2008

SENAI monta escola técnica em Cabo Verde

Instituição brasileira ajuda a montar cursos profissionalizantes no país africano; previsão é atender 1.200 alunos a partir de agosto
SARAH FERNANDES
da PrimaPagina
O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) vai começar a operar sua primeira unidade em Cabo Verde, país africano de língua portuguesa que é o 102º no ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). A expectativa é que o centro de formação profissionalizante, instalado na capital Praia, comece a funcionar em agosto e forme 1.200 alunos por ano nas áreas de informática, alimentos, construção civil, serralheria, eletricidade e hidráulica.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o governo brasileiro e o caboverdiano e foi implantada pelo SENAI Ceará, com recursos do PNUD. A instituição de ensino brasileira ficou responsável por reformar o prédio da escola, montar os laboratórios, capacitar professores e treinar técnicos para administrar a instituição e para elaborar o currículo pedagógico dos cursos. A unidade foi inaugurada em 27 de junho.

As áreas dos cursos foram escolhidas depois de uma análise do mercado local. “Existe muita demanda por esse tipo de profissional, principalmente em construção civil e alimentos”, afirma o diretor regional do SENAI Ceará, Francisco Magalhães.

“Criou-se um modelo autônomo para que os gestores do país africano assumam a escola sem precisar da assessoria do SENAI”, diz Magalhães. “Porém, como o Ceará fica a cerca de três horas e meia de Cabo Verde, a intenção é continuar a cooperação entre as instituições, com atividades como intercâmbio de alunos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!