quarta-feira, 16 de julho de 2008

Alagoanos festejam indicação da capoeira como Patrimônio Cultural

Por: Helciane Angélica
Jornalista (1102 – MTE/AL)


A capoeira, uma das mais importantes heranças afro-culturais, foi finalmente eleita Patrimônio Cultural. Capoeiristas alagoanos se reúnem hoje (16) às 19h, no Espaço Cultural da Ufal, numa Roda Comemorativa para festejar o reconhecimento dessa arte que une música, dança e luta. O evento é realizado pelo Conselho Estadual de Mestres de Capoeira de Alagoas, e conta com o apoio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab-Ufal) e Secretaria Estadual de Cultura.

O registro foi votado ontem (15), na reunião do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Palácio Rio Branco, em Salvador (BA). Passa a ser um dos 14 patrimônios culturais do País, junto com o frevo, o samba carioca e o ofício das baianas de acarajé, entre outros. O ato também garantirá o respeito e a valorização de mestres e professores, inclusive, com a criação de um plano de previdência especial para os "velhos mestres".

Em meados do século XIX era tida como um dos principais problemas urbanos do Rio de Janeiro, capital do Império – considerada uma contravenção penal que precisava ser exterminada. Hoje, a “prática de malandros”, se configura como filosofia de vida, ação terapêutica e também método de inclusão social.

Praticada em mais de 150 países, trata-se de um segmento afro que possui linguagem universal. Congrega indivíduos das mais diversas faixas etárias, condições financeiras, ideologias religiosas e políticas. Dividida em capoeira angola e regional, também possui outras manifestações culturais como: o Maculelê, Samba Duro e de Roda, além da Puxada de Rede.

A Federação Alagoana de Capoeira e o Conselho Estadual de Mestres de Capoeira de Alagoas são as entidades representativas no Estado. E juntas pregam o respeito e divulgam a importância político-cultural da capoeiragem local. Todos os capoeiristas, mestres e admiradores estão convidados para integrar a grande Roda Comemorativa.

Serviço
Roda Comemorativa – Capoeira Patrimônio Cultural
Dia: 16.07.08 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Espaço Cultural da Ufal, localizado na Praça Visconde de Sinimbu, Centro. Maceió/AL.
Entrada franca.
Contatos: 8859-8572 / 8842-6725 / 8874-5211 / 9917-0517

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!